SMS promove Mostra de Saúde Mental no SUS Aracaju

Saúde
13/12/2018 19h27

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu a ‘Mostra Científica de Saúde Mental: Integração Ensino-Serviço no SUS Aracaju’. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 13, na Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap) e foi organizado pelas Redes de Atenção Psicossocial (Reaps), de Atenção Primária (Reap) e pelo Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

Segundo a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, a Mostra buscou fortalecer a integração ensino-serviço para a melhoria do trabalho na Reaps. “Aqui é um espaço de troca de experiências e de se alimentar da experiência do outro, ver ações que deram certo, como alguns projetos de intervenção que foram positivos. Os residentes que passaram por todos os serviços da Reaps vieram mostrar o trabalho, a experiência no processo de ação-reflexão. Neste processo, os trabalhadores também foram tocados pela academia, fizeram a reflexão do seu cotidiano no ambiente de trabalho e produziram trabalhos científicos que estão apresentando nesta Mostra”, explicou.

Os participantes foram os trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os estudantes da graduação de Residência Multiprofissional de quatro instituições de ensino superior que fazem parceria com a SMS: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Tiradentes (Unit), Maurício de Nassau (UniNassau) e a Faculdade Pio Décimo.

Na Mostra, onde houve uma intervenção do grupo Sons no SUS, os participantes foram divididos em três grupos e apresentaram 22 trabalhos. Um deles foi o do Grupo do Cuscuz, formado por usuários de álcool e outras drogas da UBS Ministro Costa Cavalcante, que tocam instrumentos musicais. Outro exemplo foi o da Oficina de Fuxico, composto por usuários e trabalhadores do Caps AD Primavera que fazem o fuxico, uma técnica artesanal que aproveita restos de tecido.

A psicóloga residente Monique Santos Carregosa, que participou do trabalho do Grupo de Cuscuz, disse que foi uma grande oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas. “Apresentando o nosso trabalho percebemos o quanto fizemos de bom para aquelas pessoas que, de certa forma, eram marginalizadas na comunidade e o quanto ainda podemos fazer. Além disso, esse encontro serviu para compartilhar com os outros profissionais nosso conhecimento, pois discutimos e podemos sair daqui com outras ideias e com vontade de fazer mais”, opinou.

De acordo com a assistente social do Caps AD Primavera, Lijane Oliveira, que integrou e apresentou a experiência na Oficina de Fuxico, em todo tipo de formação, o máximo de experiências positivas as pessoas devem passar em eventos como esse.

“Porque esse é um momento de contribuir com o processo de formação de cada profissional. Então esta Mostra, para mim, é isso. É para os estudantes entenderem como nós podemos, de forma simples, fazer o bem  para o nosso trabalho e os nossos usuários. O que apresentamos aqui foi algo muito simples, que é uma questão de bom senso e de boa vontade e podemos aplicar em qualquer momento e espaço. O que queremos mostrar aos estudantes com a Oficina de Fuxico é como, com tão pouco, nós fazemos tanto pelos nossos usuários”, destacou.

Cuidado

Para o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a Mostra de Saúde Mental combina com o foco da Escola de Governo, que para além de cuidar da capacitação técnica dos servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), busca cuidar da saúde psicossocial do trabalhador.

“Nós temos o projeto Servidor Saudável, que proporciona um ambiente humanizado e cuidamos da saúde mental dos nossos trabalhadores. Inclusive adotamos um lema que o pessoal da Saúde usa muito: “Cuidar do cuidador”. Quando cuidamos dos servidores estamos ao mesmo tempo fazendo o cuidado dos cidadãos aracajuanos, pois um servidor equilibrado emocionalmente e com capacidade técnica atende melhor a população, seja em qualquer área que a PMA oferece. Então apoiamos a iniciativa desta Mostra porque entendemos que cuidar da saúde mental é fundamental, tanto para a população quanto para os nossos servidores”, frisou Bosco.