Conselho Municipal de Educação presta homenagens ao promotor de Justiça Cláudio Roberto Alfredo de Souza

Educação
13/12/2018 23h37

Emoção e homenagens marcaram a tarde desta quinta-feira, 13, na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea).  A entidade concedeu o título de Conselheiro Honorário ao promotor de Justiça Cláudio Roberto Alfredo de Souza, como reconhecimento pela contribuição à Educação do município de Aracaju e de todo o estado. A solenidade aconteceu no auditório Antônio José Vieira, no bairro Siqueira Campos. Moções de congratulação também foram concedidas no evento.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, que também é presidente de honra do Conmea, afirma que a concessão do título é importante porque reconhece o empenho dos parceiros da educação. “Nós reconhecemos quem são os nossos parceiros e a importância deles, ao mesmo tempo em que consolidamos esta parceria. Eles merecem todas estas homenagens, pois são pessoas que lutam por uma educação pública de qualidade”, afirmou. 

O homenageado do dia é promotor do Ministério Público de Sergipe (MPE/SE) e está à frente da Promotoria de Justiça dos Direitos à Educação, atuando fortemente na fiscalização das escolas que tem situação de irregularidade. “Sinto uma enorme gratidão por receber este título hoje. Na promotoria da educação, sou mais um aprendiz do que qualquer outra coisa. O Ministério Público tem essa preocupação com a educação, por isso tem essa promotoria especializada e o fato de trabalhar lá me propicia um contato direito, no dia a dia, com os agentes das escolas, das secretarias, com quem aprendo muito. Depois dessa homenagem, eu passo a pertencer à causa da educação de uma maneira mais perene. Esse dever já existe com o MP, mas agora, esse título se incorpora a minha pessoa independente do Ministério, então, passo a ter uma obrigação maior”, pontua o promotor Cláudio Roberto.

O título foi instituído pela resolução 01 /2016 e esta é sua segunda edição. A presidente do Conmea, Maria José Guimarães, explica que a escolha do Conselheiro Honorário se deu devido à grande contribuição do MP com as atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Educação. “O MP tem sido um grande parceiro, principalmente no que diz respeito ao funcionamento das escolas e suas regularidades. Realizamos uma campanha em alguns bairros visando garantir que as escolas estejam regulares, prestando orientações e o MP cumpre esse papel fiscalizador. O promotor tem se colocado muito à disposição no sentido das resoluções que encaminhamos e, em algumas audiências, temos tido a oportunidade de dar nossa contribuição enquanto Conselho”, destaca.
 
Moções de congratulação

Durante a solenidade, duas moções de congratulação foram conferidas a personagens que contribuem diretamente com a educação municipal. Uma delas é a professora e pesquisadora Tereza Cristina Cerqueira da Graça. Graduada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) é professora aposentada da rede municipal, foi secretária municipal da Educação de Aracaju de 2005 a 2010, é autora de livros e artigos sobre a memória de Aracaju, além de conduzir estudos sobre a história de Sergipe. 

“É uma honra, pois é um reconhecimento de um trabalho, de uma carreira que eu tive aqui no município. Foram 34 anos de trabalho, em que iniciei como professora primária e finalizei secretária da Educação, então, tudo que tiver nesse meio tempo, eu participei. Trabalhei em diversas escolas, em comissões, em órgãos da secretaria, enfim, foi uma trajetória inesquecível e um aprendizado muito grande”, comemora.

A outra moção de congratulação foi dedicada ao líder comunitário do bairro Lamarão, Antônio Cassimiro da Silva. Sendo o quarto morador ao chegar ao bairro, ele foi atuante na criação do Conselho de Segurança do local, além de ser membro do Conselho Municipal de Saúde, conselheiro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva. Ativista no bairro, em 2011, ele recebeu da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o título de cidadão aracajuano.

Aos 72 anos, ele ainda sonha em somar às suas conquistas, uma escola de ensino médio para os jovens do bairro em que mora. “A vida inteira fui apaixonado pelo trabalho em comunidade. O trabalho voluntário ensina muito pra gente e contribui com as pessoas mais pobres. Depois que ajudei a criar a associação de moradores do bairro Lamarão, toquei o barco e não parei de trabalhar. Hoje, me sinto feliz em ser homenageado aqui pelo trabalho que realizei com as crianças, com os idosos. Não sou rico, mas o meu prazer é ajudar uma pessoa que precise mais do que eu”, afirma. 

Conselheiro Honorário

Cláudio Roberto Alfredo de Souza é graduado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2006). Foi delegado de polícia, advogado público no município de Itabaiana e no Tribunal de Justiça, na categoria  funcional de Analista Judiciário. Como promotor de Justiça dos Direitos à Educação, atuou ativamente no combate ao funcionamento de escolas clandestinas, em uma parceria do MP com os conselhos municipal e estadual da Educação, além da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e da Secretaria Estadual da Educação (Seed). Também contribuiu com a aplicação dos conteúdos afro nas escolas do estado de Sergipe.