Dezembro Vermelho: Saúde capacita profissionais da Atenção Primária sobre cuidado compartilhado

Saúde
19/12/2018 18h55

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, promoveu mais uma ação de prevenção à saúde da população aracajuana. Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra o HIV/Aids, foi realizado nesta quarta-feira, 19, o workshop: 'HIV/Aids na Atenção Básica, o cuidado compartilhado', no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

O evento teve como público-alvo, profissionais médicos e enfermeiros. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destacou a importância das ações de prevenção em saúde, realizadas pela SMS. “Considero este workshop muito importante, de bastante alcance para os nossos servidores, principalmente os médicos e enfermeiros que estão discutindo as formas de prevenção e de redução de casos de HIV, como também de sífilis”, argumentou.

Ainda segundo Waneska, o objetivo de ações como essa é conseguir melhorar os indicadores e consequentemente melhorar a saúde da população aracajuana, através da conscientização. “Quando conseguimos atingir ou reduzir os indicadores, significa que temos menos doenças na nossa população e é importante que os nossos servidores sejam capacitados, discutam e escutem pessoas que trazem experiência de outros lugares para que possamos potencializar, cada vez mais, as nossas ações e atinja o objetivo maior da SMS, que é fazer saúde de qualidade”, frisou.

Para fazer as palestras e os debates no workshop foram convidados o colaborador técnico da área de Prevenção e Articulação Social do Departamento Nacional do MS, Thiago Monteiro Pithon, que falou sobre o tema da Prevenção Combinada; a infectologista do Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com IST, HIV e Aids do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos (SC), Gilmara Batista, que discorreu sobre Diagnóstico e Cuidado Compartilhado; a técnica responsável pela ginecologia do Cemar SC, Aline Centurion, que discursou sobre o tema HIV e Sexualidade; e o psicólogo Wagner Mendonça de Morais, técnico responsável pela Saúde Mental da Rede de Atenção Primária (Reap), que encerrou as palestras com o tema HIV e Saúde Mental.

Importância

De acordo com a técnica responsável pelo Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira, uma estratégia do Departamento Nacional de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS) é a descentralização das ações estratégicas da prevenção combinada.

“Por isso, realizando o workshop. Nós instrumentalizamos os nossos profissionais para receber a implementação dessas estratégias na Atenção Básica e mostramos a importância desse cuidado compartilhado com a Rede de Atenção Especializada. A partir deste workshop, nós vamos iniciar a implementação dessas estratégias na Rede de Atenção Primária (Reap) de Aracaju”, esclareceu.

O coordenador do Programa Estadual de IST/Aids, Almir Santana, participou da ação e destacou a importância do evento, que aconteceu no Dezembro Vermelho - mês de alerta e de intensificação de algumas ações relacionadas à prevenção da Aids. “É uma ação excelente esta da PMA reunir os profissionais de saúde que estão na ponta para discutir a questão do HIV. Este evento veio no momento certo para passar a informação sobre as novidades, que são as novas tecnologias chamadas de prevenção combinada e nós precisamos muito da ajuda dos profissionais que estão na Atenção Básica, porque os pacientes de HIV/Aids vão parar lá, então precisa uma integração, cada vez maior, da Atenção Primária com o Serviço Especializado de HIV, que é referência para todo o Estado”, destacou.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ministro Costa Cavalcante, Patrícia Oliveira Santana, destacou que o evento foi essencial no que diz respeito às práticas de abordagem para os pacientes de IST/HIV/Aids.  “Até porque nós temos vários grupos de usuários e alguns vivem com o HIV, então é extremamente importante esta atualização, pois veio para fortalecer mais a assistência com as novas abordagens da Pré-exposição (Prep) e da Pós-exposição (PEP) para a Atenção Básica”, enfatizou.

Números

Segundo informações do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) em IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, em Aracaju existem 1.661 pessoas adultas com HIV, 2.596 pessoas adultas vivendo com Aids, além de 11 crianças com HIV e 42 com Aids. Ainda há 158 crianças expostas, que são crianças filhas de mães soropositivas e não nasceram com o vírus, mas são acompanhadas pelo SAE até um ano e oito meses de idade.