Emsurb mobiliza equipes para garantir praias limpas a aracajuanos e turistas no primeiro dia do ano

Serviços Urbanos
01/01/2019 14h00


O avanço da limpeza pública da capital foi destaque em 2018 e, para continuar sendo item de referência na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mobilizou, nesta terça-feira, 1º de janeiro, dezenas de agentes para garantir um ambiente limpo e organizado para os aracajuanos e turistas que optaram por desfrutar do primeiro dia de lazer no ano na praia.

Logo nas primeiras horas da manhã, após o encerramento dos festejos pela chegada do novo ano, nas regiões da Orla da Atalaia, local de maior concentração de público, na Orlinha do Bairro Industrial e na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro,  25 equipes, com 275 agentes de limpeza, entraram em campo para deixar tudo em ordem.

Na praia da Cinelândia, cenário da festa promovida pela gestão municipal  através de parcerias com o Governo de Sergipe, por meio do Banco do Estado de Sergipe (Banese), e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), as equipes atuaram em diversas frentes de trabalho nas principais vias da região e também em toda extensão de areia, para garantir que nenhum resíduo produzido pela população ficasse sem ser coletado.

Os serviços de varrição e coleta de lixo contaram com o auxílio de caçambas, duas máquinas pás carregadeiras, caixas estacionárias e três caminhões compactadores. Aliado a isso, para facilitar e dar mais agilidade aos trabalhos das equipes, a empresa municipal se preocupou também em promover meios para que a população fizesse o descarte consciente. Foram instalados no espaço três PEV's, para o descarte de resíduos recicláveis, além de 20 ilhas com seis contêineres com capacidade para até 200 quilos de resíduos sólidos, e mais 80 distribuídos em pontos estratégicos.

Já o material que, eventualmente, não foi removido de maneira manual na areia da praia, foi coletado com o auxílio da máquina saneadora, que recolhe pequenos resíduos, a exemplo de bitucas de cigarro e cascas de amendoim, a uma profundidade de até 20 cm. Segundo a Diretoria de Operações, foram coletadas 29,11 toneladas de lixo na Orla de Atalaia e 5,94 toneladas nas orlas Pôr do Sol e Bairro Industrial.

A eficiência das equipes de limpeza foi reconhecida pelo autônomo Lucivaldo dos Santos. Ele, que mora no interior do estado, no município de Capela, e veio a Aracaju para a festa de Réveillon, aproveitou as primeiras horas do novo ano para um banho de mar acompanhado da família e seus cachorros de estimação. "Ontem estive aqui e achei tudo muito organizado, mas o que me surpreendeu mesmo foi encontrar esse batalhão de agentes logo cedo para garantir a limpeza da praia. Por isso, é um serviço que merece todo nosso respeito e cooperação", afirmou.

O esforço do poder público para promover o bem-estar da população também foi motivo de satisfação para a dona de casa Elineide da Silva. Ela contou que a celebração na praia é uma tradição em sua família, assim como o banho de mar no primeiro dia do novo ano para renovar as energias. "O trabalho da prefeitura merece nosso agradecimento. Quem anda pela cidade encontra não só as praias, mas os bairros limpos e organizados", comentou satisfeita.