Prazo estabelecido na obra do Canal Beira Mar está sendo cumprido

Obras e Urbanização
07/01/2019 17h10

No momento em que o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) revela um estudo que aponta um quantitativo de aproximadamente 300 obras paralisadas em todo o estado, gerando milhões em prejuízos e prejudicando milhares de pessoas, a Prefeitura de Aracaju passa longe desta lista e destoa da realidade de outros municípios sergipanos. Pelo contrário, diferente do relatório apresentado pela Corte de Contas, a atual gestão da capital retomou, iniciou, inaugurou e possui outras obras em processo de licitação ou próximo à ordem de serviço, demonstrando normalidade administrativa, respeito aos preceitos constitucionais e cuidado com os recursos públicos.

Um dos exemplos mais emblemáticos dos avanços obtidos nos últimos dois anos foi a retomada da obra do Canal Beira Mar, que corta uma área residencial que compreende o bairro Atalaia, Aeroporto e parte da Zona de Expansão, que estava paralisada, com possibilidade de perda de recursos federais e, sobretudo, comprometendo a vazão das águas das chuvas que ficavam impossibilitadas de ter o fluxo normal daquela vasta área de terra do município.

Em termos absolutos, é uma da obras em andamento com mais investimentos aplicados em melhorias para a população e progresso para a cidade, totalizando cerca de R$ 8,3 milhões, conveniados entre o Executivo Municipal e o Governo Federal. Com cerca de 30% já executados, os serviços estão bem divididos e seguem o cronograma proposto pela Diretoria de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Com menos de um ano após ser retomada, a obra já apresenta mudanças na paisagem e confirma o rigor na fiscalização por parte da empresa municipal no cronograma, detalha o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "A obra inclui a criação de duas bacias de amortização para o deságue das águas pluviais, construção de uma avenida que vai do conjunto Beira Mar à avenida Júlio César Leite, no bairro Aeroporto, implantação da rede de drenagem em 14 ruas do entorno, complementação de cerca de 400 metros no canal Beira Mar e 1,5 km de ciclovia. Tudo isto está em fases distintas, porque a engenharia não permite executar tudo ao mesmo tempo, mas quem passa por lá percebe a celeridade das ações", pontua Ferrari.

Canteiro de Obras

O secretário elenca ainda outros investimentos em outros bairros que transformarão Aracaju, de fato, em uma cidade mais inteligente, humana e criativa. "Como é de conhecimento, o prefeito Edvaldo Nogueira presentou as populações dos bairros Coqueiral e 17 de Março com a entrega de duas obras que estavam travadas e finalmente foram concluídas nesta gestão. Outros importantes investimentos estão sendo aplicados em locais estratégicos de Aracaju, como o Japãozinho, loteamento Pantanal, Moema Mary, conjuntos Padre Pedro e invasão da Terra Dura, Senhor do Bonfim, no Santa Maria, entre outras que somam mais de R$ 105 milhões. Isto sem contabilizar os investimentos que terão início este ano", enfatiza Ferrari.