Retomada das obras no Marivan traz de volta a esperança de seus moradores

Agência Aracaju de Notícias
17/01/2019 15h40

O loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, vem crescendo e se desenvolvendo ao longo dos anos, fazendo com que seus 1,5 mil metros quadrados de território o local precisem de mais atenção do poder público. Para tanto, a Prefeitura de Aracaju retomou o incremento na localidade e o prefeito Edvaldo Nogueira, juntamente com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, assinou a ordem de serviço para as obras de infraestrutura do Marivan.

A obra foi iniciada em junho de 2012, ainda na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, e foi paralisada em abril de 2016. Através de um convênio com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a Prefeitura vai investir R$12.151.497,87 em serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial e profunda, rede de esgoto, emissário, conclusão as elevatórias de esgoto, passeios e ciclovias. Ao todo, a obra vai beneficiar 53 ruas e está prevista para ser concluída em um ano.

Para quem viu o Marivan nascer e crescer, a obra tem um significado especial. É o caso de Jaqueline Santos Torres. Ela chegou à localidade aos 9 anos de idade e sempre teve esperança de ver o local em que mora, de fato, crescendo com qualidade. “Minha mãe era liderança aqui no Marivan e cresci a vendo lutar para que a gente pudesse viver num lugar melhor. Vi essas obras terem início na gestão passada de Edvaldo e ele precisou voltar para dar seguimento. Passamos os quatro anos da gestão anterior sem saber como ficaríamos e, hoje, tivemos a resposta. Temos que agradecer à Prefeitura porque, agora, temos expectativa de ver o nosso loteamento com mais dignidade”, afirmou a moradora. 

A esperança de quem viu o loteamento nascer é a mesma de quem nasceu no local. Mesmo com apenas 4 anos, o pequeno Lucas foi quem animou a avó, dona Maria de Fátima da Conceição, para ver de perto a assinatura de ordem de serviço para as obras no local. “Eu expliquei a ele que vai ter obra no loteamento e ele acordou animado para ver o prefeito. Acho que ele tem o mesmo sentimento de gratidão que eu tenho. Já moro no Marivan há 15 anos e sempre imaginei como seria se passasse por melhorias. Agora, acho que vou começar a ficar mais esperançosa”, disse dona Maria. 

Para ver o progresso chegando, Maria Cleiudes da Silva levou até um banquinho. Ela e o marido, Edilson Mendes da Silva, estavam pensando em mudar do Marivan, mas, após a notícia de que a obra vai acontecer, o casal repensou. “Quando a obra começou, todo mundo ficou animado, mas, foi um banho de água fria em 2016. Agora, já pensamos em ficar aqui porque, desta vez, sinto que veremos a conclusão”, ressaltou Cleiudes que foi seguida pelo marido com o mesmo pensamento. “O nosso loteamento será valorizado e o nosso desejo é que as nossas expectativas sejam atendidas. Tenho certeza que vamos ver isso acontecer”, frisou Edilson. 

Para presenciar a assinatura da ordem de serviço, os moradores até organizaram uma comissão em agradecimento. “Esperamos muito tempo para ver essa obra ter seguimento e é uma atitude louvável da Prefeitura de Aracaju que ouviu o clamor dos moradores e, enfim, está dando andamento com essas melhorias. Essa obra começou com Edvaldo e ele precisou voltar para atender os pedidos da gente. Agora, sentimentos que as coisas, de fato, começaram a acontecer”, destacou o morador Evandro Santos. 

Integrando a comissão e membro da diretoria da Federação das Associações de Moradores do Estado de Sergipe (Famese), Salatião Oliveira acredita que a Prefeitura está cumprindo com o compromisso. “O Marivan estava esquecido. Os moradores já não tinham mais expectativa de ver essa obra andar e, hoje, estamos vendo o primeiro passo. É como se fosse um resgate da nossa esperança e prova de comprometimento por parte do prefeito. Nosso loteamento passará a ser mais valorizado e somos gratos por isso”, concluiu.