Profissionais da Assistência participam de capacitação sobre a utilização de brinquedos sensoriais

Assistência Social e Cidadania
17/01/2019 21h20

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju reuniu nesta quinta-feira, 17, profissionais de cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju, para dar continuidade as etapas do projeto ‘Redes de Inclusão’, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ao qual a capital sergipana foi contemplado, em junho de 2018, com uma séries de ações. Algumas delas foram capacitações em diversas áreas do conhecimento com a utilização de brinquedos sensoriais, que estimulam o desenvolvimento físico e psicológico de crianças. Durante toda a quinta-feira, trabalhadores da Assistência estiveram engajados aprendendo técnicas de utilização e confecção de brinquedos sensoriais para passar adiante para as famílias atendidas pelos serviços oferecidos.

É cientificamente comprovado que o estímulo por meio dos brinquedos sensoriais colabora no desenvolvimento das crianças, principalmente daquelas que possuem algum tipo de deficiência. Nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Risoleta Neves, que atende crianças de zero a três anos, os brinquedos são utilizados como ferramentas para estimular o desenvolvimento das crianças participantes.

A oficineira, Simone Sabino, ficou bastante satisfeita com o que viu nas atividades. Para ela, foram momentos de aprendizado que serão essenciais na hora de exercer a sua função. “Dentro do serviço, trabalhamos os sentidos como o tato, a audição e a visão. Participar do evento foi uma chance de aprender ainda mais como podemos usar essas técnicas na hora de brincar com as crianças. Sem dúvida, foi de muita valia. O bom de tudo isso é que vamos poder passar o que aprendemos para os pais, ou seja, tanto a gente ganha com o conhecimento, como também os pais e crianças atendidas”, disse.

O coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Murillo Oliveira, que está a frente da promoção de ações relacionadas ao projeto, acredita que os benefícios através do estímulo com os brinquedos são muitos. “São brinquedos fáceis de serem confeccionados que ajudam, realmente, no desenvolvimento das crianças. Além disso, os nossos profissionais irão incentivar que os pais dessas crianças confeccionem e coloquem em prática o aprendizado. O ato de brincar entre os pais e os filhos, que aos poucos vem se perdendo, também é algo muito bom para o crescimento dos nossos filhos. Com certeza, estaremos não apenas estimulando o desenvolvimento dos pequenos, mas também fortalecendo os vínculos das famílias que serão beneficiadas”, pontuou.

A coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência, Lara Santos, reforçou, na oportunidade, que os serviços destinados às crianças serão contemplados com a iniciativa. “Trouxemos aqui profissionais que atuam ou atuarão no serviço de destinado aos pequenos de zero a três anos. Todo esse aprendizado foi, na verdade, um complemento para os nossos serviços. Na oportunidade, aprendemos a confeccionar brinquedos que poderão ser utilizados em brincadeiras lúdicas e pedagógicas e com materiais que a gente tem no Cras e que as famílias terão em suas casas”.