Prefeitura leva obras de prevenção ao Largo da Aparecida

Defesa Social e Cidadania
18/01/2019 17h47

As ações preventivas, da Prefeitura de Aracaju, para o período chuvoso passam a ser intensificadas nas áreas com maior risco de alagamentos e inundação. Antes que a maior incidência de chuvas se inicie, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) executa as estratégias traçadas de maneira intersetorial para minimizar transtornos nas localidades com maior vulnerabilidade. Por isso, o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, passou por inspeção, na manhã desta sexta-feira, 18, quando foi traçada a operacionalização da limpeza do canal, de maneira a garantir melhorias para o escoamento da água e proporcionar maior tranquilidade à população.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, os trabalhos terão início na segunda-feira, 21, e deverão ser concluídos em uma semana. "Essa ação será executada por etapas. Cada uma delas será concluída em um só dia. O canal será aberto, será realizada a limpeza e logo em seguida será fechado novamente, culminando com a aplicação da camada asfáltica. É uma determinação do prefeito que todas as áreas de risco de alagamento e inundação sejam tratadas previamente pelas equipes da Prefeitura, para que não tenhamos maiores problemas. Não podemos controlar as chuvas, mas a nossa parte será feita", enfatizou o secretário.  

Maria Aparecida Martins, moradora do Largo da Aparecido, reside no local com seus cinco filhos e uma neta. Depois de vivenciar tempos difíceis na localidade, tendo visto sua casa ser invadida pela água, ela comemora as melhorias que vem observando desde o ano passado. "Antes nós víamos aqui cobras e escorpiões, por causa da sujeira. Agora, com a limpeza, fica muito melhor para a comunidade. Na última enchente pela qual passamos o prefeito esteve aqui junto com a gente. Notamos esse esforço para diminuir os transtornos. Há cerca de dois anos, passamos por muitos , mas a atenção vem crescendo e isso é muito bom para todos nós", avaliou a moradora.

Maria Anunciada de Lima, vive no local há cerca de 37 anos e demonstra grande expectativa para o início das obras. Ela comemora a intensificação das ações para reduzir os problemas que atingem o espaço, especialmente no período das chuvas. "Essa limpeza trará um grande benefício para todos os moradores", destacou.

A ação que terá início na rua C, do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, e demandará o fechamento da via, em dias e horários programados. Para instalar a sinalização e orientar o trânsito, a SMTT estará no local. "A via ficará bloqueada para abertura do canal, de maneira a evitar que os carros transitem, durante a execução da obra. Os agentes da SMTT estarão presentes para orientar o trânsito no local a partir da segunda-feira", destacou o coordenador da SMTT, Diego Carvalho.

No momento da reunião desenvolvida de forma estratégica, no local, para alinhar as ações entre os órgãos envolvidos, foi entregue um informativo à comunidade, convidando para participação de uma reunião com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, que informará aos moradores os detalhes da operação, para que todos fiquem cientes. O encontro ocorrerá na manhã deste sábado, 19, às 9h, no Cras Madre Tereza de Calcutá.

Na ocasião, os moradores terão acesso ao planejamento das ações, que dividiu o trecho de pouco mais de 100m para a execução das obras em sete etapas, de maneira a garantir a segurança no local. As ações contarão com a atuação da empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).