Moradores do Largo da Aparecida recebem orientação sobre etapas da obra de limpeza do canal

Defesa Social e Cidadania
19/01/2019 12h01

Na manhã deste sábado, 19, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, dialogou com os moradores do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, para explicar a operação que será executada a partir da segunda-feira, 21, de limpeza do canal, na rua "C". O encontro ocorreu no Cras Madre Tereza de Calcutá, onde foi possível informar aos moradores sobre as etapas programadas para cada dia.

O secretário  esclarece que as ações estão distribuídas em sete etapas. Uma para cada dia da semana. Um material informativo, com o mapa da obra, e as respectivas datas para cada etapa, foi distribuído, possibilitando que a população possa fazer o acompanhamento e se programar. "O objetivo da Prefeitura com essa distribuição dos trabalhos, por trecho, é causar o mínimo transtorno possível. Ou seja, no trecho programado o canal será aberto, limpo e fechado no mesmo dia", explicou o secretário. 

O gestor acrescenta que há muito tempo esse canal não passa por limpeza, então a obra será muito benéfica para a comunidade. " A ação resultará em melhor escoamento da água e diminuição do risco de alagamento e enchente", enfatizou Luís Fernando. 

Há mais de 50 anos, Raimunda Silva reside  no Largo da Aparecida e passa pela mesma tensão no período com maior incidência de chuvas. Por esta razão, a ação preventiva, que será executada pela Prefeitura de Aracaju é motivo de alegria. " A ação chega em boa hora. Evita que haja sofrimento com as cheias. O secretário explicou tudo e já estou ciente de que a obra em frente à minha casa será realizada já na segunda-feira. Agradeço muito por essa ação", considerou . 

A moradora ressalta ainda a necessidade de conscientização da população para não descartar o lixo de forma inadequada, o que pode provocar o entupimento dos bueiros e, assim, contribuir para os transtorno no período de chuvas. "O caminhão da coleta passa regularmente, três vezes por semana, no entanto, logo depois que ele passa, tem pessoas que jogam o lixo no canal", lamentou Raimunda. 

A coordenadora do Cras, localizado no Largo da Aparecida, Audrey Karine Santos, destaca que há grande parceria entre os órgão para garantir a assistência para a comunidade, especialmente no período chuvoso. " Procuramos mobilizar a comunidade e informar sobre as ações que serão realizadas", destacou.