Para combater defasagem, Emef Sérgio Francisco da Silva garantirá reforço escolar durante as férias

Educação
29/01/2019 15h47

Durante o período de férias, que se inicia no próximo mês, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, permanecerá de portas abertas para os alunos. É que, pelo terceiro ano consecutivo, a unidade ofertará reforço escolar para os estudantes que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita. Serão ministradas três aulas diariamente, com uma hora e meia de duração cada uma.

Embora o foco do projeto seja para o período de férias, as aulas extras iniciaram nesta terça-feira, 29. “Nossas aulas seguirão até o próximo dia 14 de fevereiro, então, estamos no período de provas finais e recuperação. Por este motivo, estamos ofertando, às terças e quintas-feiras, esse reforço para as disciplinas que eles têm mais dificuldades. Quem estuda a tarde vem pela manhã e vice e versa”, explica a coordenadora administrativa da Emef, Fabiana Araújo.

A partir do dia 18 de fevereiro, em três horários diferentes, separados por série e nível de aprendizado, cerca de 45 alunos passarão pelo reforço, que terá como foco a leitura. “Este ano, estamos com foco nos alunos dos quartos e quintos anos, que detectamos dificuldades de leitura. Fizemos um trabalho de sala em sala, juntos aos professores de português, e fizemos esse levantamento. Sabemos que o aluno que lê com fluência também escreve melhor”, completa Fabiana.

As aulas do reforço serão ministradas por professores substitutos lotados na escola e também por voluntários, como o aposentado Fernando Alves, pai de um aluno matriculado na Emef e representante do segmento de pais e responsáveis no Conselho Escolar. “Ajudarei os alunos na leitura e arrumarei os livros na biblioteca. Quero contribuir com esse projeto importante da escola. Ao invés de os alunos estarem em casa, sem fazer nada, vêm para a escola aperfeiçoar a leitura. Será uma grande oportunidade também para o meu filho, o Pedro, que é um adolescente especial”, afirma.

Outra voluntária que auxiliará os professores durante o reforço é a cozinheira Lizânia de Jesus Santos, que é secretária do Conselho Escolar e mãe de um adolescente matriculado na Emef. Ela conta que decidiu se dedicar ao trabalho voluntário e que, hoje, sente-se realizada em poder ajudar. “Quando comecei a trabalhar para mim mesma, pude, finalmente, fazer trabalhos voluntários e encontrei aqui, na Emef Sérgio Francisco, a oportunidade e todos me aceitaram muito bem. Muitos pais não podem, em casa, se dedicar em ajudar os filhos com as questões escolares e nós não temos que ser mães apenas de nossos filhos, temos que ser mães do Brasil, e nos dedicar a quem precisa da gente, seja como mãe, como professora ou como amiga”, enfatizou.

A ideia de ofertar reforço escolar durante o período de férias surgiu a partir de uma reunião do Conselho Escolar. A técnica administrativa Edilene Santos explica que o objetivo é que o projeto seja ampliado e atenda mais alunos com o tempo. “Observamos, junto com os professores, que existem, ainda, alguns alunos com dificuldade na leitura, então, fizemos a proposta e a comunidade escolar aceitou. Esse projeto tem tudo para crescer e queremos que aconteça não somente nas férias, mas, futuramente, em todo o ano letivo”, destacou.