Parque da Sementeira oferece estruturas para práticas que promovem saúde e bem-estar

Serviços Urbanos
30/01/2019 18h13


No Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, a população conta com uma estrutura que possibilita atividades esportivas, culturais e que promovem o contato com a natureza e a convivência entre familiares e amigos. O espaço, que é administrado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem passando por melhorias desde o início da atual gestão.

A empresa dispõe, para a conservação das áreas verdes, de 14 agentes de limpeza para serviços de irrigação e jardinagem e 28 funcionários entre porteiros, vigilantes e serviços gerais, que dão apoio em outros pontos do parque, como nos três módulos de banheiros que foram reformados em 2018. Além disso, outras demandas, como a troca das lâmpadas dos postes de concreto e galvanizados da área interna do parque, foram atendidas tão logo detectadas pela coordenação do espaço. “Estamos sempre atentos às demandas que surgem, pois nosso objetivo é melhorar ainda mais as condições do parque para os turistas e aracajuanos”, explicou a coordenadora do parque, Maria Arcieri.

A preocupação em manter hábitos saudáveis e com qualidade de vida foram fatores  que levaram dona Edvalda Ferreira a optar pela prática de atividades físicas no parque. “Como não gosto de academia, venho aqui cerca de três vezes por semana para me exercitar. O contato com a natureza me dá mais disposição. Para mim, não há lugar melhor para auxiliar nos cuidados com a saúde”, afirmou a aposentada.

O educador físico Enovânio Messias comentou que muitos dos seus alunos não se sentem bem no ambiente fechado das academias e preferem atividades ao ar livre. “O Parque da Sementeira reúne em um mesmo local variadas possibilidades de exercícios. De segunda a sexta, estou aqui acompanhando a preparação física dos meus alunos e eles acham ótimo porque muitos fogem do barulho intenso das academias”.

Além do contato com a natureza enquanto caminham ou correm pelo parque, os visitantes têm à disposição outras áreas com estruturas para a prática de vôlei de praia, quiosques, oito ao total, e píer em frente ao lago. As áreas verdes e o parque infantil também são muito exploradas para atividades lúdicas desenvolvidas por algumas escolas da capital. É o caso da escola municipal Dom José Brandão de Castro, do conjunto Castelo Branco, que levou os alunos da educação infantil  para uma manhã de brincadeiras em meio às árvores e plantas, conforme explicou a professora, Elaine Cristina Lopes Costa Cardoso. “O Parque da Sementeira nos ajuda a  trabalhar com os alunos os temas ligados à conservação do meio ambiente. Para eles, é um momento especial e eles adoram essa oportunidade de aprendizado fora da sala de aula”, afirmou ela.

Planejamento estratégico

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, informou que a ampliação da área de lazer do parque vem sendo estudada pela empresa, uma vez que integra o Planejamento Estratégico da administração municipal. “As principais premissas do projeto 34, que contempla o Parque da Sementeira, são a ampliação da área para esportes, aumento da área do Parque Botânico e do Horto, tornando o parque mais atrativo”, enfatizou.