População do Japãozinho se despede do caos em dias de chuva com obra de infraestrutura

Agência Aracaju de Notícias
31/01/2019 16h20

“Dava para passar de canoa quando chovia. A água chegava a um metro de altura e era muito sofrimento para os moradores. Muita gente perdeu o pouco que tinha e achávamos que não havia solução, mas, hoje, sentimentos muita alegria por ver que a obra vai acontecer e vamos, enfim, respirar mais tranquilos quando ficar tudo pronto. Acabou o tempo de preocupação a cada chuva”. A fala é da aposentada e líder comunitária do bairro Japãozinho, Maria das Graças dos Santos. Moradora da localidade há 30 anos, agora, ela exibe o sorriso no rosto de quem está começando a ver um sonho se concretizar. 

Na manhã desta quinta-feira, 31, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço para o início da obra de infraestrutura que compreende 1 km de vias da segunda etapa do bairro Japãozinho, com a execução de serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica de ruas, drenagem pluvial e rede de esgoto, beneficiando 11 vias. A obra também contempla a construção de 170 m de canal em gabião e duas bacias de contenção de 4.000 m2. Além disso, a intervenção engloba a construção de uma nova avenida, que liga a Santa Terezinha, no bairro Cidade Nova, até a avenida Euclides Figueiredo. 

Quando soube da assinatura da ordem de serviço, a aposentada Geruna Pereira de Souza, que mora no Japãozinho há 40 anos, se entusiasmou para ver o prefeito e agradecer pessoalmente. “Uma obra como essa nos deixa muito felizes. Não tem como ter outro sentimento sem que seja o de felicidade. Enfim, vamos ver os problemas que ocorriam quando chovia pararem de acontecer”, comentou.

O investimento da obra, que será no valor aproximado de R$15 milhões, na realidade, será revertido em satisfação para uma população que espera há décadas por obras mais concretas que pudessem garantir mais qualidade de vida na região. 

A dona de casa Gildete Vieira dos Santos já passou alguns apertos por causa da situação em que ficavam as ruas do bairro em dias de chuva. Hoje, o seu desejo é só um: poder viver bem em um bairro com melhores condições. “Era uma situação muito difícil. Bastava alguns minutinhos de chuva que as ruas alagavam. Quando a chuva passava, ficava a lama por dias e dias. É muito bom saber que tem uma obra que vai mudar isso e fico muito feliz”, afirmou.

Foi no Japãozinho que o senhor Valter da Silva criou os sete filhos. Ele sempre quis poder criá-los em um bairro com melhor estrutura. Hoje, já aposentado, e mesmo tendo os filhos crescido, o sonho persiste. “A gente quer ver o bairro melhor para as próximas gerações. Foram anos esperando por melhorias e, agora, estamos começando a ver aquilo que tanto desejávamos”, ressaltou.

O aposentado José Fernando dos Santos também fez questão de ir à assinatura da ordem de serviço e ver de perto o que foi o primeiro passo para a mudança. “Fico muito satisfeito pelo prefeito ter visto o nosso bairro e, principalmente, por dar início a essa obra que é tão importante para nós. É um sentimento de profunda alegria”, considerou.