SMS realiza ações de Saúde para a população do bairro Bugio

Saúde
31/01/2019 22h03

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma série de ações para a população do bairro Bugio, Zona Norte da capital sergipana, nesta quinta-feira, 31. Durante o dia, as equipes da secretaria realizaram um mutirão de serviços através do Castramóvel, na praça vereador Osvaldo Mendonça, além de orientar as pessoas sobre os serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby Filho, localizada na mesma região.

Uma das ações foi a vacinação de cães e gatos da comunidade contra a raiva. A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, que participou da atividade, falou sobre os procedimentos realizados nos bichos de estimação.

"Nós aproveitamos a oportunidade de aplicarmos a vacina antirrábica e realizamos a coleta sanguínea para o teste rápido da leishmaniose, conhecida como calazar. Todas as amostras deram negativo", informou.

Importância

O Castramóvel percorre os bairros aracajuanos de forma periódica, oferecendo os servidos à toda a população. Marina destacou, também, a programação dos próximos meses. "Estamos saindo do Bugio e vamos para o Bairro América. Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março iniciaremos o cadastramento, no dia 11/03 começam as consultas e dia 12/03, as cirurgias de castração dos cães e gatos machos. Iniciaremos no entorno da UBS Adel Nunes e depois ficaremos próximo à UBS Joaldo Barbosa", divulgou.

A dona de casa Tatiana Gomes Santos, passou para levar a filha na escola e viu o Castramóvel, então foi buscar a cadela Shakira para ser imunizada e fazer o teste rápido. "Eu todo ano levo a minha cachorrinha para ser vacinada contra a raiva e fiquei muito feliz em saber que o teste rápido dela deu negativo para o calazar", comemorou Tatiana.

A agente de combate às endemias, Gilda Santos da Conceição, que também trabalha no laboratório do CCZ, onde analisa as amostras de esquistossomose, leishmaniose e dengue, disse gostar muito de acompanhar a equipe do Castramóvel nas atividades em campo. "Gosto de animais e tenho prazer em ajudar esta equipe porque com a imunização reduzimos os riscos de doenças e possíveis mortes dos cachorros e gatos", afirmou.

UBS José Calumby

Localizada na divisa entre os bairros Bugio e Jardim Centenário, a UBS José Calumby Filho está inserida numa região onde a população utiliza muito o Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade são ofertadas consultas de pré-natal; verificação de pressão arterial; curativos; vacinas; nebulizações; testes rápidos de HIV/ Aids, sífilis e hepatites B e C; administração de medicamentos; retirada de pontos; exames de lâmina; e serviços odontológicos.

"Somente no mês de dezembro do ano passado realizamos 2.218 procedimentos na nossa unidade. Nós temos quatro equipes de Saúde da Família e ofertamos vários serviços", explicou a gerente da UBS, Leyla Guimarães.