Agenda ambiental e qualidade de vida do servidor são tema de palestra

Planejamento e Orçamento
11/02/2019 14h37

Na próxima quarta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Planejamento, realizam uma manhã de sensibilização com palestras e dinâmicas sobre a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e a importância da ginástica laboral na Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT). A ação ocorrerá no Centro Administrativo José Aloísio de Campos, sede da administração municipal, a partir das 8h30. A iniciativa também contará com a participação de profissionais da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
 
“Pretendemos trabalhar eixos diferentes da A3P. Além da exposição em torno do uso racional dos recursos naturais e bens públicos, vamos abordar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Isso é fundamental para ampliarmos a perspectiva sobre o meio ambiente à nossa volta”, destaca a representante da Seplog, Heloísa Souza, que é engenheira ambiental e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Segundo ela, o processo de sensibilização consistirá em iniciativas que envolvam os servidores das secretarias que funcionam no Centro Administrativo, e o efeito multiplicador será levado aos demais ambientes da administração municipal. “Essa é uma mudança de paradigma que deve nos acompanhar pela vida, em todos os ambientes e em todas as ações. Disso depende nossa sobrevivência e nossa qualidade de vida”, destaca.

Programação
 
A atividade iniciará com um receptivo musical (voz e violão), às 8h30, a cargo do servidor da Seplog, Alexandre Barreto, que também é músico, acompanhada de dinâmicas com atividades funcionais com a equipe da Sejesp e ações de Educação Ambiental. Na sequência, às 9h, apresentação do coral da Emurb; às 9h15 palestra “O que é A3P”, com os palestrantes Paulo Cerqueira e Cleverton Silva; e às 9h45, apresentação “A Importância da Ginástica Laboral na Qualidade de Vida do Trabalhador”, com o profissional da Sejesp, Edélsio Júnior.

Paralelamente, durante toda a atividade, serão realizadas atividades inerentes à qualidade de vida dos servidores, a exemplo de aferição da pressão arterial e glicemia, por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.