Prefeitura realiza manhã de sensibilização sobre a Agenda Ambiental da Administração Pública

Agência Aracaju de Notícias
13/02/2019 12h20

Com o intuito de criar um ambiente de trabalho consciente sobre a responsabilidade de seus atos para a saúde do planeta, bem como valorizar a qualidade de vida de seus servidores, a Prefeitura de Aracaju organizou na manhã desta quarta-feira, 13, palestras sobre a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da administração municipal.   

A ação foi intersetorial, contando com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema); Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog); Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp); Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).  

As várias secretarias disponibilizaram para os servidores do Centro Administrativo os seus serviços específicos. Desta maneira, foi possível aferir pressão sanguínea e índice glicêmico. Além de realizar o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  Os instrutores de ginástica laboral recepcionaram os trabalhadores com exercícios e descontração. Seguindo a linha descontraída, também foi possível participar de uma oficina de artesanato em jornal. 

O objetivo principal foi apresentar as prerrogativas da Agenda Ambiental da Administração Pública, conforme deliberado no Planejamento Estratégico da Prefeitura. “Nós buscamos demonstrar o que se pode fazer concretamente, dentro do ambiente de trabalho, para ajudar na preservação do nosso planeta. Por exemplo, a adoção de copos plásticos, a redução do consumo de energia elétrica (ao desligar os equipamentos nos horários de pausa) e a reutilização da água” explica o secretário do Meio Ambiente, Augusto César Viana. 

Também obteve destaque a importância da ginástica laboral na Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), contando com palestra do coordenador do programa Servidor Saudável, Edélsio Júnior. “ As atividades físicas no ambiente de trabalho promovem uma melhor interação entre os grupos, diminuindo o estresse do cotidiano. Nós planejamos exercícios específicos, levando em consideração o tempo que se passa sentado e os movimentos repetitivos. Além disso,  também incentivamos à prática esportiva fora do horário de expediente, apontando os benefícios para a saúde”, afirma.    

Esse tipo de iniciativa leva em conta o fato de que um local de trabalho humanizado e saudável ajuda no atendimento adequado aos aracajuanos. “O maior patrimônio de uma instituição, seja ela pública ou privada, é o seu capital humano. Logo investir nele, na sua qualidade de vida, é também melhorar o clima de trabalho, favorecendo um desempenho de função com satisfação e consequentemente mais eficiente em sua rotina”, ressalta o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio.