Saúde incentiva a importância do exercício físico no Dia do Esportista

Saúde
19/02/2019 14h00

Nesta terça-feira, 19 de fevereiro, é comemorado o Dia do Esportista, e a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incentiva, conscientiza e homenageia a prática do esporte, que ajuda a elevar as chances de uma vida mais saudável.

Através do Programa Academia da Cidade (PAC), a Saúde de Aracaju oferece atividade física de forma gratuita e monitorada. O programa, atualmente, conta com 24 polos espalhados por toda a capital sergipana. “Cada polo é vinculado à Unidade Básica de Saúde do bairro e tem entre 100 e 150 beneficiados, sendo a maior parte formada por idosos. Isso é bom porque mostra que o idoso está preocupado com a saúde dele. Eles chegam entusiasmados e são pontuais, não costumam faltar às aulas, só se for motivo de doença mesmo. Você percebe no semblante de cada um a felicidade quando estão aqui e são nossos maiores esportistas", destacou o coordenador do PAC, Magno Carvalho.

Ainda segundo Magno, o programa, além de requalificar os espaços públicos, promove também a ressocialização de pessoas. "É a atividade física dentro de um contexto de saúde, onde a saúde engloba a parte fisiológica, mas também o lado psicológico da integração e reintegração de pessoas que não tinham nenhuma perspectiva de vida", complementou.

O PAC oferece serviços como caminhada monitorada, ginástica aeróbica, circuito funcional, e verificação de pressão arterial. Todo o trabalho é realizado com o objetivo de criar hábitos saudáveis na população, o que pode reduzir as chances de desenvolver diversas doenças como Diabetes tipo 2, e problemas cardíacos. "Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir o ganho de peso corporal evitando as doenças relacionadas a obesidade", explicou o coordenador.

Polos

O PAC começou com 200 participantes, em apenas um polo. Atualmente, o programa reúne mais de 3.500 pessoas que participam de diversas atividades em 24 polos espalhados em vários bairros de Aracaju.

Na maioria dos polos, as aulas acontecem em dois horários: às 8h e às 16h. Para participar é necessária a realização do cadastro e fazer avaliação física, tudo de forma gratuita.