Mais de 500 usuários da Assistência Social de Aracaju serão capacitados para o mercado de trabalho

Assistência Social e Cidadania
19/02/2019 14h37

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, capacitará mais de 500 aracajuanos para o mercado de trabalho até o final do mês de junho. As oficinas de capacitação, que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), oferecem desde orientações de como deixar o currículo mais atraente, noções de marketing pessoal, até mesmo como se comportar durante a entrevista de emprego. As capacitações são frutos do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, que visa apresentar as oportunidades do mundo do trabalho e emprego e estimular o ingresso das famílias usuárias da Política de Assistência Social no mercado formal.

Esta terça-feira, 19, foi especial para a adolescente de 16 anos, Gleice Santos de Jesus, e para outros 24 usuários do Cras Enedina Bonfim, localizado no bairro América. É que todos puderam conhecer as novidades do mercado de trabalho e ter acesso a quatro oficinas, trabalhadas em quatro eixos: acolhimento, comportamental, inserção ao mundo do trabalho e técnico. Para Gleice, a sua participação nas atividades ajudará a conquistar a tão sonhada vaga no Programa Jovem Aprendiz. “Já estive no Cras outras vezes. Agora, eles estão me orientando e mostrando o que devo fazer para conseguir o meu primeiro emprego. Saio desta qualificação ainda mais preparada para enfrentar os desafios do mercado e, com certeza, conseguir a minha vaga no Jovem Aprendiz”, disse.

As capacitações fazem parte de uma série de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. De acordo com a técnica de referência do Acessuas, Lorena Magno, a adesão do programa já tem surtido bons resultados. “Uma prova do sucesso do programa, em Aracaju, é a inserção de quase 20 jovens no Jovem Aprendiz só no final do segundo semestre do ano passado. Tudo isso é resultado das nossas parcerias com instituições responsáveis por monitorar as vagas ofertadas e encaminhar essas pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de fazermos essa ponte, ainda monitoramos o desenvolvimento de todas as pessoas beneficiadas”, pontua.

Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, a adesão ao programa reforça a preocupação da Prefeitura de Aracaju em dar apoio, promover capacitação e estimular as pessoas em situação de vulnerabilidade para que obtenham sucesso na busca por um emprego. “O Acessuas é mais um dos programas que a gestão municipal tem com o intuito de tornar os usuários da Assistência cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do mercado, que vão desde o processo de seleção até mesmo na execução da tarefa. Estamos promovendo qualificação e dando todo o suporte para que o maior número de participantes possa ser inserido nas vagas de emprego ofertadas”.

Além do Cras Enedina Bonfim, neste mês o programa passará pelos Cras Terezinha Meira, Carlos Hardman e Pedro Averan. Uma iniciativa que, para a Stefany de Mônaco, cabeleireira e auxiliar de enfermagem desempregada há três anos, veio para agregar e ajudar na busca incessante por uma oportunidade. “Tudo que vem para somar é sempre bem-vindo. Sem dúvida, estaremos muito mais prontos para um emprego futuro”, opinou.