Matrículas para novos alunos seguem com agilidade e eficiência na rede municipal de ensino

Agência Aracaju de Notícias
26/02/2019 16h00

Já passavam das 11h desta terça-feira, 26, quando a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benjamin Alves de Carvalho, situada no bairro Coroa do Meio, já estava finalizando a sua oferta de vaga. Hoje, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início ao processo de matrícula da rede municipal para novos alunos e, na unidade escolar, o movimento foi grande, mas, assim como nas demais escolas da rede, tranquilo. É que, desde o ano passado, as matrículas estão sendo feitas pela internet e aqueles que procuram as escolas o fazem somente para tirar alguma dúvida ou levar a documentação ao final do processo. 

As vagas estão distribuídas entre as 74 escolas do município e atendem aos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somente, na Benjamin Alves, onde existe uma capacidade para 192 alunos, foi disponibilizada uma oferta de 83 vagas para novos alunos. Para a diretora da unidade, Maria Núbia Guimarães Goes, desde que matrícula passou a ser online, tudo ficou mais prático. “Os pais ou responsáveis têm a comodidade de fazer isso de casa ou de alguma lan house sem precisar se deslocar até a escola e ficar horas em filas. Além disso, o sistema é muito simples e fácil, o que também garante a tranquilidade e agilidade no processo”, afirmou. 

Iniciado nesta terça-feira, o prazo segue até o dia 1° de março, com pausa para o Carnaval, retornando nos dias 7 e 8 de março. As vagas são disponibilizadas para aqueles estudantes que querem se transferir de outra rede para a rede municipal, para aqueles que nunca estudaram ou ainda para os que, embora matriculados na rede, tenham abandonado os estudos. A consulta de vagas por bairro ou por escola pode ser feita através do portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, assim também como a solicitação da vaga, que deverá ser confirmada através da entrega da documentação do aluno e do responsável legal na secretaria da unidade escolar à qual a vaga foi solicitada.

Das primeiras horas do processo voltado aos novos alunos, a maior procura foi por vagas em creches, e turmas para idades de 4 e 5 anos eram as que ainda disponibilizavam o maior número de vagas. 

Mesmo que o processo esteja sendo feito pela internet, as escolas municipais designaram um funcionário em cada unidade para auxiliar os pais os responsáveis que, por ventura, tenham algum tipo de dúvida. “Alguns preferem vir até a escola por se sentirem mais seguros ou porque não têm acesso à internet em casa ou em lan house próxima. De toda forma, as escolas têm funcionários para tirar dúvidas e, até mesmo, para fazer a matrícula. O que não pode é ficar sem matricular porque estava com dúvida”, frisou a diretora da Emef.

Além desses funcionários nas unidades, a Semed disponibilizou um serviço de call center da matrícula que atende pelos números 3179-1574, 3179-1538 e ainda pelo Whatsapp 98106-2969. O atendimento ficará disponível durante o período de funcionamento do site (dias úteis das 7h30 às 17h).

Documentação

Após a solicitação feita através do Portal, a documentação do aluno e do responsável deve ser entregue nas escolas para confirmação da matrícula. Confira aqui o cronograma e a lista com a documentação necessária