Quase 800 idosos participam do Baile da Melhor Idade promovido pela Prefeitura de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
26/02/2019 21h27

Belas fantasias, muita animação e fortes emoções marcaram a terceira edição consecutiva do ‘Baile da Melhor Idade’, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. O evento, que foi realizado nesta terça-feira, 26, no Iate Clube de Aracaju, reuniu quase 800 idosos, usuários dos serviços ofertados pelos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital sergipana, em uma tarde de pura magia, diversão e nostalgia.


A disputa entre os participantes não foi apenas de quem estava com a melhor fantasia da festa, as donas ou os donos do melhor ‘swing’ e da alegria mais contagiante também foi motivo para competição no baile. É que cada participante queria mostrar que se engana quem pensa que a terceira idade é a fase da acomodação. Com a animação da banda aracajuana ‘Flores e Beijos’, grande responsável por não deixar ninguém parado, o difícil foi segurar tanta energia no mesmo espaço.


Teve gente que aguardou o evento desde a última edição, realizada em fevereiro do ano passado, como é o caso da aposentada Maria Inês Santos Conceição, dona de um espírito juvenil. “Todos os anos eu venho prestigiar, pular, cantar e me divertir nesta festa preparada com tanto amor para todos nós. A gente conta nos dedos os dias que o Carnaval se aproxima justamente por causa do baile. Nem sempre podemos estar nos bloquinhos que acontecem em Aracaju, então, quando eles anunciam que vai ter o baile é motivo de muita alegria em nossos corações. Parabéns a prefeitura, a secretaria e a todas que fazem o Cras Carlos Fernandes”, disse.


Como o lema era não ficar parado, o que mais se via pelos quatro cantos da festa eram foliões fazendo trenzinho da alegria, pulando, estourando confetes e serpentinas e relembrando do melhor que há na festa mais popular do país.


Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, a promoção do Baile da Melhor Idade é uma forma da prefeitura mostrar que o Carnaval só é democrático quando há a inclusão de todas as pessoas. “O que fizemos aqui foi atender ao pedido dos nossos idosos, que fazem questão de cobrar e de dizer que eles também gostam do Carnaval. Com isso, nós mostramos que estamos sempre ao lado de cada um e de cada uma, buscando dar voz a eles e os incluindo em todos os segmentos da sociedade. Desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, a gente tem feito o possível para apoiar as causas deste grupo de usuários dos serviços da Assistência, oferecendo atendimento especializado, diversas opções de lazer e conhecimento. Este Baile é fruto de todo essa dedicação”, reforçou.


O coordenador do Cras Carlos Fernandes de Melo, Reginaldo Vieira, compreende o evento como uma oportunidade de serem trabalhadas diversas questões com usuários, a exemplo da socialização, fortalecimento de vínculos e valorização cultural. “A maior beleza da festa é ter a possibilidade de reunir toda essa quantidade de idosos e dar continuidade ao trabalho feito no Cras. Queremos que elas e eles façam um resgate da cultura popular, valorizem o melhor do Carnaval, melhorem a autoestima, sintam-se valorizados e fortaleçam os vínculos familiares ou comunitários. A gente consegue proporcionar tudo isso de mãos cheias”, observou.


O Baile da Melhor Idade contou com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde; Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju); Guarda Municipal; Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju e do Iate Clube.