Prefeitura promove mais beleza a espaços públicos da cidade com ações de paisagismo

Serviços Urbanos
07/03/2019 18h06


Manter a cidade agradável e mais bela, com áreas verdes bem cuidadas, é um dos objetivos da Prefeitura de Aracaju, que, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, de forma constante, em diversos logradouros, ações de revitalização com serviços de paisagismo que proporcionam bem-estar à população. O cronograma de atividades para este tipo de serviço é elaborado pela Gerência de Áreas Verdes da Diretoria de Operações (Dirop). 

As intervenções com paisagismo nos espaços públicos da capital são de responsabilidade da Coordenação de Paisagismo. Lá, duas equipes de plantio, compostas por 18 jardineiros, ao total, se empenham na confecção dos arranjos, manutenção e limpeza dos canteiros centrais das avenidas, a exemplo da Gonçalo Rolemberg Leite, no bairro Suíssa, que, nos últimos dias, vem recebendo a ação de revitalização. 

Nesta quinta-feira, 7, os profissionais se dedicaram à preparação e nivelamento do solo para, na sequência, realizar os desenhos dos arranjos e, posteriormente, o plantio de mudas ornamentais e placas de grama esmeralda. Durante os trabalhos, as equipes avaliam as condições do solo para saber a necessidade de adubação, fazem também o controle de formigueiros com formicidas e poda em plantas com até dois metros, quando preciso, conforme explicou a coordenadora de Paisagismo, Kamila Santana. 

Para a composição dos arranjos são selecionadas as espécies de acordo com as condições oferecidas em cada local visitado pelas equipes. Na maioria das vezes, são utilizadas mudas de mini ixoras, uma espécie florífera resistente ao clima quente. “Preservar a beleza da cidade também é importante para a qualidade de vida. Nosso trabalho é de, muitas vezes, reconstruir todo o projeto paisagístico dos espaços, deixando a área mais acessível e agradável à população”, enfatizou a coordenadora.

O trabalho dos agentes, inspecionado de forma minuciosa, pelo fiscal das equipes de plantio, Valdir Santos, é motivo de satisfação. Há 30 anos envolvido nos cuidados com as plantas, ele conta que, após o término de cada trabalho, sente-se orgulhoso em saber que sua atividade contribui para deixar a cidade mais bonita. “Cuidamos de cada cantinho dessa cidade com muito zelo e dedicação, por isso fico muito feliz quando passo pelas avenidas e vejo nossa Aracaju mais bela”, afirmou.

Para o jardineiro José Airton de Jesus, há 23 anos na função, a harmonia ao ambiente urbano proporcionada pelo fruto do seu trabalho é algo gratificante. “Gosto muito de cuidar das plantas da nossa cidade. É como uma terapia para mim”, destacou ele.

Recentemente a avenida Marieta Leite, outro importante corredor da zona Sul da cidade, no bairro Grageru, teve o canteiro central revitalizado. Foi feita a reposição de grama, poda e plantio de mudas. Segundo a coordenação, as próximas avenidas a serem visitadas pelas equipes serão a Oviêdo Teixeira, no bairro Jardins, e a Santos Dumont, na Atalaia.