Dia Internacional da Mulher: Prefeitura oferta cuidado na saúde feminina durante o ano inteiro

Saúde
08/03/2019 17h25

O cuidado dispensado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria da Saúde (SMS), com a saúde feminina não é só neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas durante todo o ano. São várias ações realizadas diariamente para melhorar a saúde das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cuidado com a saúde feminina acontece através da prevenção de doenças, do diagnóstico precoce principalmente, quando se fala do câncer de mama e de colo de útero; o cuidado com a saúde sexual e reprodutiva; o planejamento familiar, onde o cuidado tem que ser do casal e não só da mulher; a atenção ao pré-natal com a captação precoce da gestante e o cuidado desde o momento em que ela recebe o diagnóstico da gravidez até o puerpério. Todos esses serviços são ofertas a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são oferecidas diversas ações voltadas à saúde das mulheres.

“Nós estamos no mês da mulher, e a SMS, através das UBS fazem toda uma programação alusiva à data que se estabeleceu para sinalizar as conquistas que as mulheres tiveram ao longo dos anos e lembrar que precisamos ter mais avanços em outras questões, como a questão do cuidar da saúde da mulher. Com isso, estamos qualificando a atenção ao pré-natal e diminuindo a mortalidade materna e infantil porque cuidar de saúde, fazer a prevenção e a promoção são ações que devem ser realizadas todos os dias. É claro que temos as datas alusivas que servem para chamar a atenção, mas tudo o que a SMS desenvolve não se restringe a uma data”, ressaltou a técnica de referência do Programa de Saúde da Mulher da SMS, Kátia Valença.

Ofertas

Através das unidades de saúde, a SMS oferta exames de lâmina, mamografia, teste rápido de gravidez e testes para detectar o vírus HIV, a sífilis e as hepatites B e C. Na atenção ao pré-natal é disponibilizado um pacote de exames laboratoriais. Já no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva, as UBS fornecem os métodos contraceptivos, inclusive a laqueadura e a vasectomia com orientações e preparo.

A Saúde também monitora a Vigilância do Óbito Materno, por meio do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil. Além disso, oferta atividades de promoção da saúde por meio de atividades físicas, através do Programa da Academia da Cidade.

A SMS dispõe, ainda,  do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) que, além de outras atuações, orienta mulheres sobre serviços de atendimentos a mulheres em situação de violência no município de Aracaju.

Cuidados

“Dialogamos com profissionais de saúde e com a sociedade sobre a importância do cuidado à mulher em sua integralidade, tudo que perpassa por ela, inclusive situações de violências, que não podem ser naturalizadas”, explicou a coordenadora do Nupeva, Lidiane Gonçalves.

Segundo Lidiane, muitas mulheres chegam aos serviços de saúde com problemas psicossomáticos, dores de cabeças constantes, taquicardia, depressão, isolamento social, baixo autoestima, ideação suicida, dentre outros. “Isso pode estar associado à violência que ela sofre. A notificação dos casos de violência contra a mulher por profissionais de saúde é uma forma de enfrentamento e prevenção das violências, visto que dá visibilidade ao problema e é um instrumento disparador dos cuidados necessários a essa mulher”, informou.