Secretária municipal da Educação é homenageada em Prêmio Mulheres Maravilhosas

Educação
08/03/2019 22h10

A Secretária Municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, foi uma das homenageadas do ‘Premio Mulheres Maravilhosas 2019’, promovido pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (Feconseg/SE). A cerimônia, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 8, Dia da Mulher, no Centro Cultural Aracaju, teve como homenageada principal a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em março do ano passado.

No total, 130 mulheres de todo o estado de Sergipe receberam a homenagem. Entre elas, autoridades políticas, membros da Polícia Militar, religiosas, líderes comunitárias, jornalistas e outras personalidades que se destacaram em suas áreas durante o ano de 2018. A secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, que compôs a mesa de abertura, agradeceu o reconhecimento e falou sobre a luta diária das mulheres pela igualdade.

“Nós, mulheres, podemos comemorar muitos ganhos, pois já alcançamos espaços na política, na educação, na religião, na segurança pública, e ocupamos estes espaços com muita competência. Mas ainda temos muito que conquistar e a nossa luta continua. A nossa luta não é contra os homens, é contra a desigualdade e a opressão. Não lutamos para ser mais que os homens, e sim para não ser menos que eles. Neste Dia da Mulher, saudamos as mulheres que ocupam todos os espaços, que fazem o Brasil acontecer, e saudamos todas as mulheres que, infelizmente, viram estatística, como a Marielle Franco”, declarou a secretária Maria Cecília.

A Feconseg está presente em 85 comunidades em todo o estado e há cinco anos promove a premiação. “Percebemos que estava havendo uma grande participação de mulheres nos conselhos de segurança pública, lutando pela prevenção à violência doméstica. Então, resolvemos criar um núcleo dentro da Federação para debatermos essa ideia. Daí surgiu a inspiração para criarmos essa premiação, com o objetivo de homenagear as mulheres que se destacam no nosso estado, nos diversos segmentos”, explicou o presidente da Feconseg, José Ailton Figueroa Filho.

Para a escolha das homenageadas, o núcleo se reúne e indica os nomes para o Prêmio. “Neste ano, entre as mais votadas, esteve a secretária Maria Cecília Leite, que vem se destacando na forma como comanda a Secretária Municipal da Educação de Aracaju, pelo seu pulso, companheirismo e parceria”, completa José Ailton. Outra servidora da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a assistente de gabinete Amanda Rocha, também recebeu o Troféu Marielle Franco.