Aracaju é selecionada pelo Hospital Sírio Libanês para realizar especialização em políticas de Saúde

Saúde
11/03/2019 18h20

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi selecionada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para promover o curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Espie), com foco na qualificação da gestão. As inscrições abrem nessa terça-feira, 12, seguem até o dia 27 de março, e podem ser realizadas através do link.

"Esta é a terceira edição do curso de pós-graduação, mas pela primeira vez foram ofertadas vagas para Aracaju. Então, convidamos, principalmente, os trabalhadores do SUS Aracaju para se inscreverem, pois serão realizados quatro projetos de relevância para a gestão para transformá-los em políticas e executarmos no próprio município", explicou o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha.

Para a Região de Aracaju, o curso está disponibilizando 40 vagas, sendo necessário ter nível superior em qualquer área. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 60% para gestores e trabalhadores; 30% para pesquisadores e 10% para representantes da sociedade civil que tenham participação em conselhos ou associações de saúde.

"As pessoas que irão se inscrever devem observar que, além de nível superior, precisam de uma carta de anuência da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, porque serão dispensados do trabalho nos três dias de aula por mês. Terão uma carga horária de 360 horas, precisam ter, pelo menos, 85% de frequência e farão parte da construção de um dos quatro projetos. Os inscritos serão selecionados pelos técnicos do IEP do Hospital Sírio Libanês, eles irão analisar os currículos enviados no ato da inscrição", informou a técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Camille Arruda.

No dia 18 de abril serão divulgados os nomes dos inscritos e a partir desta data até o dia 25 de abril será a realização e confirmação da matrícula.  O início da pós-graduação está previsto para o dia 7 de maio de 2019, com finalização em dezembro de 2020. O curso é promovido pelo Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, por meio da SMS, e com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) de Sergipe e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE).

O curso

Os representantes do IEP do Hospital Sírio Libanês, Anderson Torreão e Marcelle Benetti, serão os facilitadores do curso, que será semipresencial e as aulas presenciais acontecerão no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) durante três dias por mês, sempre às terças (manhã, tarde e noite), quartas (manhã, tarde e noite) e quintas-feiras (manhã e tarde).

Para a conclusão do curso deverão ser realizados quatro projetos de intervenção com os seguintes temas: Regulação em Saúde; Teleconsultoria em Saúde; Processo de Trabalho Informado por Evidência - Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Março. "Como serão 40 inscritos, eles serão divididos em quatro grupos de 10 pessoas. Cada grupo ficará responsável por um tema dos projetos", esclareceu Camille.

Para maiores informações, os interessados devem procurar a técnica da Asplandi, Camille Arruda, através do telefone 3711-5087 ou a técnica do Ceps, Jane Curbani, pelo telefone 98114-5511.