Augusto Franco: nova paisagem anima moradores da avenida Canal 3

Obras e Urbanização
13/03/2019 17h49

"Não é da régua ou do compasso de um engenheiro que se obtém a dimensão real de uma obra, mas da legitimação popular construída, seja por relatos ou por exemplos de quem é diretamente beneficiado". A afirmação do secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, é mais que um pensamento individual do gestor, mas uma diretriz uniforme e perene da atual administração da Prefeitura de Aracaju, que trabalha para que cada investimento seja revertido em qualidade de vida para a população.

No conjunto Augusto Franco, são os próprios moradores que ratificam o conjunto de melhorias geradas a partir da obra na avenida Canal 3. A transformação da via consiste em 800 metros de canal, ciclovia, pavimentação de ruas, drenagem, sinalização horizontal e vertical, que somam investimentos de mais de R$ 5,3 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Quem tem o costume de andar pelas ruas da capital, como o taxista José Miranda, possui certa autoridade moral para avaliar o trabalho desenvolvido pela gestão no Augusto Franco. "Não tem comparação o cidadão trafegar por uma avenida como esta. Até o psicológico e o cansaço diminuem quando estamos rodando por aqui. Está uma maravilha", resume o taxista.

Andrezza Menezes mora no Augusto Franco há 37 anos. Hoje ela comemora o sucesso que vem tendo em sua loja, montada há um ano, e atribui parcela do êxito à paisagem mais agradável resultante da urbanização da avenida. "Hoje, o fluxo de pessoas aumentou, a segurança melhorou e a sinalização diminuiu os acidentes. Eu aproveito minhas caminhadas matinais e convido as pessoas para visitarem minha loja", conta a moradora.

Entretanto, todos estes elogios não geram comodismo na administração. Pelo contrário, aumenta o compromisso em levar obras de forma isonômica e com equidade. "Esta obra de maneira particular representa um avanço para o saneamento do Augusto Franco, pois de uma só vez ataca a possibilidade de inundações do canal, diminuiu a probabilidade de as pessoas jogarem lixo e ainda aumenta a acessibilidade com as ciclovias. São estes pontos que humanizam as obras e vinculam à filosofia e às pretensões do prefeito Edvaldo Nogueira em transformar Aracaju em uma cidade inteligente, humana e criativa", finaliza Ferrari.