Assaltos a ônibus apresentam queda histórica no mês de fevereiro

Guarda Municipal
15/03/2019 17h45

A Prefeitura de Aracaju continua trabalhando para construir um transporte público de qualidade e cada vez mais seguro. Ações implementadas pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e operacionalizadas pela Guarda Municipal têm contribuído diretamente para a redução dos crimes nos terminais de integração e nos ônibus. Dados disponibilizados na manhã desta sexta-feira, 15, pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) apontam que o mês de fevereiro de 2019 apresentou o menor índice de assaltos a ônibus, desde o ano de 2016.  

De acordo com o Sindicato, foram notificados 24 assaltos a ônibus, índice muito abaixo do registrado no mesmo mês de 2016, que foi de 175. Levando em consideração o agregado dos dois primeiros meses de 2019, em relação ao mesmo período de 2016, a queda chega a 85,95%.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta a distribuição estratégica e inteligente dos recursos. “Um passo fundamental para atingir esse sucesso é que a Guarda, diante dos recursos que possui, faz uma distribuição inteligente do seu pessoal. Além disso, trabalha com base em dados e estatísticas e direciona o seu patrulhamento priorizando os locais de acordo com essas informações. Por isso, o resultado é de sucesso, sempre e cada vez mais. Esse é o norte dado pelo prefeito no nosso Planejamento Estratégico. O uso correto da informação, torna a cidade mais inteligente”, considerou. 

“A Guarda Municipal de Aracaju vem trabalhando seguindo a diretriz do prefeito Edvaldo Nogueira para tornar Aracaju uma cidade cada vez mais tranquila e segura, inclusive, em relação ao seu sistema de transporte público. A utilização de tecnologia, os investimentos em capacitação e viaturas e a realização diária da operação Terminal Seguro demonstram sua preocupação com os aracajuanos que se utilizam desse meio de transporte”, afirma o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Mendonça.

Além da Prefeitura de Aracaju, outros órgãos estão envolvidos diretamente no desenvolvimento de ações que buscam manter essa redução gradativa, entre eles é possível destacar o próprio Setransp, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sergipe (Sinttra) e as Polícias Civil e Militar.