Prefeitura busca recursos para a construção da nova UBS Niceu Dantas

Saúde
18/03/2019 18h23

Com o objetivo de promover mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem buscado adquirir recursos, por meio de emendas parlamentares, para a construção de uma nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas, na comunidade do povoado Mosqueiro, Zona de Expansão da capital.

Atualmente, a UBS funciona em um prédio alugado. "A situação de hoje é decorrente da demolição do antigo prédio pela gestão passada. Com a demora para a construção de uma nova sede, os recursos federais acabaram sendo devolvidos e a comunidade local ficou desassistida. A partir daí, colocamos a UBS para funcionar em um prédio alugado, adaptado e adequado ao que foi possível, pois as atuais instalações são bem limitadas, uma vez que a legislação não permite que façamos obras em prédios que não são de propriedade da Prefeitura", explicou a secretária da SMS, Waneska Barboza.

Após diversos encontros com representantes da comunidade para esclarecer a situação e solicitar apoio, a secretária recebeu, em novembro do ano passado, a confirmação de uma nova destinação do deputado federal reeleito, Fábio Mitidieri.

Recursos cadastrados

"Este mês finalmente conseguimos dar o primeiro passo para a construção da sede própria da UBS Niceu Dantas. Através do deputado Fábio Mitidieri, fizemos um cadastro para adquirir o recurso de R$ 663 mil para a construção da unidade. Agora, aguardamos a publicação da Portaria, com a liberação do orçamento e o crédito ao município, para o início da construção da UBS", argumentou Waneska.

A representante da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Camille Arruda, explica que o próximo passo depois da liberação desse orçamento é realizar as adequações do projeto que já está elaborado. "Se tudo ocorrer dentro como planejado, a probabilidade é que em 2020 já tenhamos a UBS Niceu Dantas pronta para o atendimento a população. Porém é preciso destacar aos representantes da comunidade que todas as etapas burocráticas precisam ser seguidas para que essa verba parlamentar seja garantida, e aí sim seja liberada para o município executar a obra", esclareceu Camille.