Profissionais da saúde participam de curso de Gestão de Custos na Funesa

Saúde
20/03/2019 17h40

Com o objetivo de otimizar a assistência e qualificar o uso dos recursos públicos, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vinculada à Prefeitura de Aracaju, estão participando do Curso de Gestão de Custos, realizado na Fundação Estadual de Saúde (Funesa). A capacitação começou nesta quarta-feira, 20, e segue até a quinta, 21, reunindo representantes de Saúde não só do âmbito municipal, mas também estadual e nacional. 

O curso foi resultado da iniciativa da SMS, que foi a Brasília em setembro do ano passado fomentar junto ao Ministério da Saúde (MS) a adesão do município ao curso. O MS veio ofertar a capacitação, que foi aderida também pelo Estado fazendo parceria na organização. A realização conta com facilitadores do Departamento de Economia do Ministério da Saúde.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, participou da mesa de abertura ao lado do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos Gomes, e do seu adjunto, Davi Rogério Fraga, além do representante do Ministério da Saúde, Wagner Luiz de Araujo. Para Waneska, a capacitação reforça a importância da promoção de uma cultura de gestão de custos em saúde, além de aperfeiçoar as ações já desenvolvidas pela SMS.

"Aprimorar a análise de dados para conhecer melhor os custos em saúde é essencial, porque conhecendo quanto custa um serviço, você planeja melhor as ações. Nosso objetivo é o de obter maior eficiência e orientação na alocação de recursos. A gestão de custos é uma ferramenta importante para tomada de decisões, transformando ações de saúde para a população com menos custos e mais efetividade", argumentou.

Objetivo

O curso tem o objetivo de promover boas práticas na gestão e o uso eficiente dos recursos públicos. De acordo com o facilitador do Ministério da Saúde, Wagner Luiz de Araujo,  o curso aplicado de Gestão de Custos do Ministério da Saúde faz parte das atividades do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).

"O PNGC é um conjunto de ações que envolvem a geração, aperfeiçoamento e incentivo à efetiva utilização da informação de custo pelos gestores de saúde, visando à otimização do desempenho do SUS. O principal objetivo é disponibilizar metodologia padronizada e sistema de informação específico, bem como apoio técnico em todas as fases de implementação da gestão de custos. A ideia é levar aos gestores e técnicos da saúde orientações sobre como eles podem conhecer mais os custos e planejar ações, melhorando a utilização dos recursos financeiros disponíveis", explicou.   

Ainda segundo Wagner, o PNGC surge da necessidade de estimular a implementação de práticas administrativas que propiciem melhoria de processos. "Resultando em conteúdo informacional para subsidiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos e gerar as condições para a melhoria da qualidade do gasto público no âmbito do SUS. Bem como a importância do desenvolvimento e disponibilização de ferramenta capaz de propiciar aos gestores do SUS informações que subsidiem a tomada de decisão racional, na utilização dos recursos disponíveis", disse.

A coordenadora financeira da SMS, Andressa Araújo, que participou do curso, destaca a importância de discutir e aprimorar a análise de custos que já é feita pela SMS. "Esta ferramenta vai dinamizar o forma de apurar custos pela SMS e aumentar a capacidade de gerar dados, propiciando informações mais consistentes e uma analise mais ampla do custo por serviço, ofertado dentro de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade hospitalar. Aracaju será um piloto para a implantação do sistema de gestão de custos para unidade básica, no Brasil. A expectativa é que a partir destes dados tenhamos mais avanços, visando sempre melhorar a oferta a população", enfatizou.

Programação do Curso

Os técnicos irão ser capacitados nestes dois dias em temáticas como: Economia da Saúde e a importância de apurar custos; Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC); Noções de Contabilidade de Custos - Padronização de terminologia e conceitos; Custeio por absorção: 1º Rateio, com os temas Visão geral da metodologia, tipos de centro de custos, critério de rateio e primeira alocação de custos; Custeio por absorção: 2º Rateio, abrangendo Alocação direta, sequencial e recíproca,  Metodologia de alocação dos gastos totais aos objetos de custos.