Quinta Instrumental é realizado em praça pública e atrai amantes da música

Cultura
22/03/2019 07h05

Praça cheia, palco iluminado e um público ansioso para o início do show do grupo sergipano Taco de Golfe, que abriu, na noite desta quinta-feira, 21, a terceira temporada do projeto Quinta Instrumental. Uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Aliança Francesa. A apresentação foi realizada na praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju, considerado o marco zero da capital. 

Os três jovens, integrantes da banda Taco de Golfe, mesclaram o seu repertório entre o rock e o jazz, utilizando diversos timbres, efeitos e ritmos, criando uma atmosfera diferenciada e sentida pelo público presente que, a cada troca de música, retribuiu com aplausos. Ao final do show, as palmas foram entoadas em pé. Em seguida, o palco do Quinta Instrumental ecoou um jazz irreverente do saxofonista francês Samy Thiébault. O músico, considerado um dos melhores expoentes do jazz moderno em toda a França, veio pela primeira vez a Aracaju e, com certeza, conquistou uma legião de fãs sergipanos.

Assim, encerrou a primeira edição do Quinta Instrumental, já consolidada na agenda cultural dos amantes da música instrumental do estado de Sergipe. “Esse é o melhor lugar do mundo nesse momento. Aqui estamos celebrando a nossa sergipanidade e o aniversário de 164 anos da capital. Temos como objetivo ocupar a cidade, culturalmente e artisticamente. Buscamos celebrar o que somos e a sensação de pertencimento. Isso nos eleva. Essa praça nunca mais será a mesma com as nossas manifestações culturais”, exaltou o presidente da Funcaju, Cássio Murilo.

Para o grupo sergipano que se apresentou pela terceira vez no Quinta Instrumental, a estrutura do projeto está maior, proporcionando música de qualidade para ainda mais pessoas. “Com o sucesso das outras edições, essa melhora é muito significativa e faz o projeto crescer. A Funcaju é sempre atenciosa com os músicos e é uma alegria imensa poder participar novamente dessa celebração da música instrumental, em praça pública, com um público envolvente”, comemorou Gabriel Galvão, integrante do Taco de Golfe.

A jornalista Luana Feldles aprovou a parceria do projeto com a Aliança Francesa e o novo Quinta Instrumental em praça pública. “É incrível trazer a música instrumental para acesso público e gratuito. Acho maravilhosa a ideia de unir a Aliança Francesa  para trazer coisas que às vezes parecem tão inacessíveis. A música é uma arte que se propaga de forma potente, por isso que, quanto mais trazem coisas diferentes para as pessoas, mais elas vão aguçar os ouvidos para a música de qualidade”, comentou.