Aracaju é a 13ª melhor cidade do Brasil em mobilidade e acessibilidade

Agência Aracaju de Notícias
22/03/2019 15h56

A qualidade da mobilidade urbana e acessibilidade de uma cidade está diretamente ligada à articulação de estratégias para garantir o direito de acesso e deslocamento do cidadão por todo perímetro. Ações desenvolvidas com esse objetivo garantiram a Aracaju mais um motivo para comemorar estes 164 anos. No mês do aniversário, a capital sergipana alcançou a 13ª posição no ranking das melhores cidades em mobilidade e acessibilidade, na edição 2018 do Connected Smart Cities, avançando 36 posições em apenas um ano. No ranking geral, que reúne mais de cinco mil municípios, Aracaju melhorou onze posições, saindo da 94ª para a 83ª.

A plataforma Smart Cities é um levantamento realizado pela Urban Systems - empresa referência em inteligência e consultoria de mercado -, que busca proporcionar espaços para integração e estimular a inovação no setor público. Através disso, visa promover o desenvolvimento com a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Para análise da Mobilidade e Acessibilidade de uma cidade, alguns indicadores foram avaliados, como ampliação do alcance do transporte coletivo, ciclovias e rampas para cadeirantes.

"A evolução de Aracaju neste índice é muito significativa. Mostra que estamos no caminho certo. É também o reconhecimento da importância do nosso Plano de Mobilidade urbana. Temos grandes desafios nesta área, mas saber que estamos entre as cidades que mais avançaram nesta área é motivo para comemoração e para seguirmos firmes no propósito de  transformar Aracaju em uma cidade mais fácil de se locomover e acessível a todos", destaca o prefeito Edvaldo Nogueira. 

Para o alcance do atual patamar, Aracaju contou com a ampliação do transporte público. Na atual gestão já foram criadas sete novas linhas de ônibus e outras cinco tiveram os itinerários alterados para atender mais regiões. Aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte também tiveram a mobilidade beneficiada em 2018, contribuindo para o resultado do levantamento.

Melhorias em ciclovias, como pintura e instalação de tachões, prismas e placas de sinalização, foram realizadas na avenida Santa Gleide, localizada no bairro Bugio, que possui 1,1 km de extensão; no 17 de Março; e no bairro Coroa do Meio, no que se refere à travessia cicloviária. Já na obra das avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, conhecidas como Canal 3, situadas no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, está sendo finalizada uma ciclovia com mais de 2km, que irá facilitar a locomoção dos moradores da região.

Quanto à acessibilidade, políticas públicas articuladas e ações prioritárias foram desenvolvidas, consolidando os projetos administrativos com foco na democratização dos espaços públicos. Uma das primeiras medidas, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), foi um acordo com o Conselho Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (Cema), para a restauração e readequação de espaços públicos, possibilitando que as pessoas com deficiência possam se locomover com mais facilidade. O próprio Conselho elaborou um roteiro, entregue à Emurb, e diversos pontos, como os calçadões do Centro Comercial, a praça Hilton Lopes, os canteiros das grandes avenidas e calçadas públicas, já foram recuperados.

As medidas da Prefeitura de Aracaju não beneficiam apenas as pessoas com deficiência. Nas obras estruturantes, entregues ou em andamento, desde 2017, vêm buscando cumprir à risca as diretrizes da Lei Municipal nº 4.444, que estabelece normas de acessibilidade. Rampas nas obras da Aruana, ciclovia, calçadas e rampas incluídas no projeto de urbanização da avenida Canal 3, no 17 de Março e no Coqueiral, são alguns exemplos de localidades onde passou a ser possível transitar por ruas pavimentadas e calçadas sinalizadas na capital.

Além disso, o Projeto de Mobilidade Urbana já está sendo desenvolvido em Aracaju. O projeto surgiu na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, mas não foi executado pela administração passada. Tratado como prioridade, ao reassumir o comando municipal, o prefeito retomou a proposta e viabilizou recursos junto ao Governo Federal, que foram liberados logo no início de 2018. O investimento de, aproximadamente, 140 milhões de reais disponibilizará a Aracaju quatro corredores para transporte coletivo, reforma de terminais de integração e abrigos de ônibus e semaforização inteligente.

Execução

Contemplada pelo Projeto de Mobilidade Urbana da capital, a obra da avenida Beira Mar, iniciada em fevereiro deste ano, já está em fase adiantada. A recuperação compreende o recapeamento de cerca de 10 km da via, que vai desde os terminais de ônibus do Mercado Central e da Atalaia, incluindo fresagem do piso existente, construção cerca de 100 rampas para acesso de pessoas com deficiência, calçadas e sinalização vertical e horizontal.

Ranking das cidades com melhor Mobilidade e Acessibilidade:

1º São Paulo (SP)

2º Brasília (DF)

3º Rio de Janeiro (RJ)

4º Guarulhos (SP)

5º Campinas (SP)

6º Salvador (BA)

7º Curitiba (PR)

8º Belo Horizonte (MG)

9º Recife (PE)

10º Rio Branco (AC)

11º Goiânia (GO)

12º Vitória (ES)

13º Aracaju (SE)