Saúde materno-infantil: imunização é tema de atualização de profissionais

Saúde
26/03/2019 19h37

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está atualizando profissionais sobre a Saúde materno-infantil. Nesta terça-feira, 26, a capacitação foi sobre imunização para médicos e enfermeiros de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), órgão responsável pela metodologia da atualização.

A atualização sobre a Saúde Materno-infantil tem ênfase em pré-natal de risco habitual, imunização e puericultura, iniciou com três turmas em fevereiro deste ano e finalizará em abril. “Abordamos o tema da imunização porque sabemos que as crianças são o público alvo que recebe o maior número de vacinas ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da questão da maternidade. A mulher gestante precisa também ter um acompanhamento sobre as condições de vacina, tanto para protegê-la de doenças imunopreveníveis, como também para proteger o bebê. Por isso, estamos aqui conversando com os profissionais médicos e enfermeiros das UBS para que eles fiquem atentos à imunização de mães e bebês”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações e de Doenças Imunopreviníveis, Ilziney Simões.

Ilziney e a técnica do programa, Ana Virgínia Santos Melo, explanaram sobre todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. São 19 tipos de vacinas que as pessoas devem tomar ao longo da vida, sendo que algumas imunizam para mais de três tipos de doenças, como a pentavalente, que protege da difteria, tétano, coqueluche, influenza B e hepatite B.

A médica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ângela Fontes, foi convidada para explicar os eventos adversos que podem ocorrer após a vacinação em algumas crianças e adultos. Ela reforçou a importância do profissional da saúde preencher corretamente a ficha de notificação de eventos adversos. “A imunização é reconhecida como uma das maiores realizações do século XX na prevenção de morte e doença de crianças no mundo”, disse.

Para a médica da Equipe de Saúde da Família (ESF) da UBS Humberto Mourão, do bairro São Conrado, Edvânia Brito, este tipo de atualização é muito válido. “Tiramos as dúvidas porque sempre muda alguma coisa e precisamos estar atualizados para orientar os pais sobre a imunização dos filhos, como também das gestantes. Essa capacitação só faz nos ajudar e enriquecer o nosso conhecimento, pois, as técnicas são bem capazes e passaram bastante segurança no que nos informaram”, opinou.