Capacitação em Espanhol Básico pela Fundat estimula aprendizado da população

Formação para o Trabalho
28/03/2019 16h42

Aprender uma nova língua passou a ser um dos diferenciais almejados por muitas pessoas, tendo em vista a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de possuir vantagens em relação à concorrência. Sabendo disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), deu início a uma nova turma do curso de Espanhol Básico (120h), ministrado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cleia Maria Brandão, situada na avenida Desembargador Antônio Gois, s/n, bairro Coroa do Meio.

A capacitação, que tem como objetivo preparar ainda mais a população de baixa renda para a atuação profissional, faz parte do eixo de Desenvolvimento Educacional e Social do portfólio de cursos da Fundat. Como parte do cronograma de conteúdos que serão transmitidos durante as aulas, a intenção do curso é capacitar os alunos são só para compreender a gramática da língua hispânica, como também a pronúncia e conversação, aspectos importantes para a fixação do aprendizado contido na ementa. "A maioria dos alunos são desempregados, e veem no curso uma forma de incrementar o currículo. Muitos já fizeram outros cursos pela Fundat antes. São pessoas de diversas idades e que realmente demonstram interesse em aprender, isso é muito importante", afirmou a instrutora Janiere Gomes.

Além do nível básico em Espanhol, o eixo conta também com o nível intermediário, além dos cursos de Inglês Básico e Intermediário e Libras básico. Ao longo da gestão, diversas turmas já foram ofertadas, beneficiando principalmente os cidadãos de baixa renda da capital.

Aprender para aplicar

Uma das participantes da turma é Camila Santos, de 22 anos. A jovem não possui emprego fixo no momento, mas já pensa em como aplicar os conhecimentos da nova linguagem na sua vida profissional. "Quero aprender espanhol porque trabalho com vendas e é muito bom para facilitar a comunicação, às vezes, fico sem saber o que falar quando chega uma pessoa de fora. Meu contato com a língua era só através das músicas que ouvia, essa é a primeira vez que tento aprender a falar. Acho a iniciativa da Fundat muito legal, porque já é um diferencial pra gente que quer trabalhar e, além disso, é mais importante ainda que esteja sendo oferecido de graça. Quase ninguém tem condições de pagar por um curso desse tipo. O que eu aprender vai ser uma coisa que vou levar pra vida toda", contou.

Já o autônomo Luciano Borges, de 49 anos, teve interesse na capacitação, não só para otimizar seu trabalho, mas também pela vontade de conhecer novas culturas fora do Brasil. "Eu sempre gostei da língua espanhola e quando soube que a Fundat estava oferecendo o curso, decidi fazer. Já tive contato com o espanhol antes pela internet, nas redes sociais, mas agora quero aprender de verdade, não só para poder trabalhar com esse conhecimento a mais, mas também para lidar com pessoas fora do país. É uma experiência enriquecedora", disse.