Número emergencial 199 da Defesa Civil mostra efetividade para atendimento à população

Defesa Civil
28/03/2019 15h41


Com início da quadra chuvosa, que ocorre entre os meses de março e junho, as ações preventivas são intensificadas para minimizar os transtornos que as precipitações possam provocar aos aracajuanos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém suas atenções voltadas, especialmente, para as áreas de risco e reforça a divulgação do número emergência - 199 - da Defesa Civil de Aracaju. O canal de comunicação direto com a população possibilita rápida resposta às situações adversas e alto índice de resolutividade.

Rachaduras, inclinação de árvores ou de postes, assim como movimentação de telhas, inundação ou riscos de deslizamento de terra são situações para as quais a Defesa Civil pode ser acionada e demandam atenção da população. A efetividade, diante dos chamados vem sendo constatada, no dia a dia e, especialmente, nas ocasiões com chuvas mais intensas. Desde o início do mês de março, já foram contabilizadas 96 ocorrências, sendo que 45 chamados foram através do 199. As demais ocorrências foram registradas por demandas espontâneas, durante as rondas da equipes, assim como através do telefone fixo do órgão.

A ocorrência de fenômenos naturais, como a ventania registrada na quinta-feira, 21, também gerou grande número de solicitações - foram 66 somente neste dia. Nesta ocasião, 85% tiveram origem nos bairros Santa Maria e 17 de Março, sendo que 24 solicitações foram realizadas por meio do serviço 199.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a atuação vem apresentando impacto positivo para a redução de riscos e salvaguarda de vidas e de patrimônio dos cidadãos. "Cada área demanda uma atenção diferenciada, por suas características de relevo e classificação de risco, estabelecidas com base no mapeamento desenvolvido pela Defesa Civil. No entanto, não há distinção para os atendimentos aos chamados através do 199. Nosso compromisso é atender à população com o máximo de celeridade, com o objetivo de resguardar vidas e fazer cumprir o nosso dever", enfatizou o secretário.

Assistência

A casa de Tânia Dantas Feitosa, moradora da comunidade Ponta da Asa, no bairro Santa Maria, foi uma das atingidas pela forte ventania, que causou o destelhamento total da residência. "Fiquei tão nervosa na hora que não sabia o que fazer", descreve Tânia. No momento da aflição, foi a vizinha , Soraia dos Santos, que acionou a Defesa Civil. "Na hora que o telhado da casa caiu, eu liguei para o número 199, e imediatamente fui bem atendida", afirma Soraia, moradora do bairro há 15 anos. Ela comenta ainda que a assistência da Defesa Civil foi essencial para manter a tranquilidade no momento. "Na hora da aflição, o pessoal até acalmou a gente", conta a moradora.

Já na zona Norte da capital, houve ocorrências nos bairros Getúlio Vargas, 18 do Forte, Jardim Centenário e Cidade Nova. Uma das solicitantes, Luciana Santos, conta que ela e o marido acionaram o serviço por medo de um possível desabamento na vizinhança. "Estávamos com medo que a casa do fundo desabasse em cima da nossa". Além disso, ela relata que o atendimento foi bastante ágil. "Foi muito rápido, fiquei surpresa", afirma.

Outra solicitante, Marli Marques Santos, foi surpreendida pela queda de uma árvore em sua casa. Assim como Luciana, ela aprova o atendimento da Defesa Civil. "Eu fiquei sabendo do número através da minha vizinha. Graças a Deus liguei e a equipe chegou muito rápido", relata Marli.

A fim de evitar esse tipo de ocorrência, é importante se atentar a situações que possam gerar risco. Dessa forma, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, chama atenção para alguns detalhes. "Em casos de risco de deslizamento de terra, é preciso observar a situação das encostas do morro, se há inclinações de árvore e movimentação de terra. É importante também se atentar ao surgimento de rachaduras nas casas, afundamento de piso e barulhos que indiquem alguma anormalidade no telhado", explica o major.

Ainda de acordo com o major, em qualquer situação de anormalidade, é importante entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do número emergencial 199. Ele reforça também o serviço de alerta 40199, que emite alertas para os Códigos de Endereço Postais (CEP) cadastrados, sempre que houver iminência de risco naquele local. Para obter o serviço, basta enviar um SMS para o número 40199, com o CEP desejado no corpo do texto. "Assim, aquele número de celular fica habilitado a receber os alertas da Defesa Civil preventivamente, e conseguimos avisar as pessoas para que elas possam se preparar para qualquer situação", afirma o major Sílvio.

Ventania

Em ocasião do forte vento que atingiu a capital, neste mês, a Defesa Civil vistoriou 42 edificações, entre prédios, casas e próprios municipais, que apresentaram algum tipo de alteração. Foram constatados quatro desabamentos, com realização de interdição dos locais.