Prefeitura e Hospital Universitário implementam nova estratégia de prevenção da Aids

Saúde
28/03/2019 17h35

A Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implementa mais uma estratégia de prevenção da Aids. O Programa Municipal de IST/Aids de Aracaju em parceria com o Hospital Universitário (HU), disponibilizará a partir de abril um Ambulatório com Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) para o acesso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

Segundo a enfermeira e chefe da divisão da gestão de cuidados do HU, Ana Paula Lemos, a SMS procurou a equipe do HU para implementar esta nova estratégia de prevenção. “A SMS nos procurou justamente pela ausência deste serviço aqui no Estado. Como nós já possuímos um ambulatório de infectologia geral, com vários profissionais disponíveis e, inclusive, com paciente de HIV, nos foi proposto fazer este serviço. Fizemos uma articulação com a SMS e Secretaria do Estado da Saúde (SES), onde fizemos capacitação, decidimos o fluxo e selecionamos a equipe para compor o Programa”, afirmou.

Os profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos que farão parte do Ambulatório já foram capacitados pelos técnicos da SMS, SES e HU. O serviço já está apto a receber e atender aos usuários de PrEP do ponto de vista clínico-laboratorial e também no que diz respeito ao acolhimento, flexibilidade de acesso e oferta da prevenção combinada.

O tratamento

A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais, que deve ser tomado antes da exposição sexual ao vírus para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. De acordo com a responsável pelo Programa Municipal de IST/Aids da SMS, Débora Oliveira, o objetivo é prevenir a infecção e promover uma vida sexual mais saudável.

“Os médicos prescrevem a PrEP para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, como, por exemplo, trabalhadores do sexo; casais sorodiferentes que, por repetidas vezes, têm relações sexuais [anais ou vaginais] sem usar camisinha ou que têm usado a Profilaxia Pós-Exposição [PEP] repetidamente, ou que apresentem infecções sexualmente transmissíveis [IST]”, explicou.

Ainda segundo Débora, a SMS fará o repasse mensal dos medicamentos antirretrovirais, medicamentos IST/Infecção oportunista, insumos laboratoriais (testes-rápidos) e insumos de prevenção que compõe a pactuação para atendimento a estes serviços. “Para a implementação dessa estratégia não há repasse específico de recurso federal, apenas dos medicamentos e insumos para dispensação ao público alvo. Conforme acordado, nós faremos o preenchimento mensal dos sistemas nacionais de controle e distribuição da medicação neste novo Ambulatório”, enfatizou.

PrEP x PEP

Débora também explicou as diferenças entre a PrEP e a PEP. A segunda é a profilaxia pós-exposição ao vírus HIV, de urgência, realizada por 28 dias após a exposição desprotegida. Já a PrEP não é uma medida emergencial, é contínua, porém o tratamento não exclui o uso da camisinha, pois é formada por duas drogas antirretrovirais que só evitam a contaminação do HIV, e o preservativo serve para evitar todas as infecções sexualmente transmissíveis.

"A PrEP e a PEP fazem parte da prevenção combinada do HIV. Assim, a PrEP jamais deve ser encarada como uma forma de substituir outros métodos. Apesar do serviço ser de governabilidade do município de Aracaju, ele está sendo ofertado para todo o Estado. Isso porque todas as estratégias relacionadas ao HIV/Aids são nacionais. Portanto qualquer pessoa da população-chave que vier de outro Estado terá acesso a esse mesmo serviço”, reforçou.

Funcionamento

O serviço será disponibilizado das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Será feito o acolhimento pela equipe de enfermagem, o cadastro do paciente, e a indicação se ele é elegível para entrar no Programa. Após essa etapa será feito um agendamento para a consulta com o infectologista. “Nossa equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e, quando necessário, teremos um apoio com psicólogos. Também haverá uma farmácia, onde será feito o controle da dispensação da medicação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do contato 2107-1000”, reforçou a enfermeira do HU, Ana Paula Lemos.