Investimentos na Coroa do Meio e Atalaia ressignificam sentimentos de moradores

Obras e Urbanização
28/03/2019 17h42

Pelas mesmas ruas que andam frequentadores da praias, o vendedor ambulante com seu carrinho de pipoca e o turista com uma máquina na mão, também moram pessoas de várias faixas etárias, profissões e classes sociais. Cantadas em versos e prosas, as ruas dos bairros Atalaia e Coroa do Meio ganham mais beleza e valorização em seu parque urbanístico, com uma das obras mais importantes já executadas pela Prefeitura de Aracaju na área. Mais do que um arranjo técnico de cimento, asfalto e manilhas, o que está acontecendo nos dois bairros é a ressignificação dos sentimentos de muitas pessoas que moram lá e que sempre almejaram melhorias na infraestrutura.

É gente que escolheu Aracaju para viver, construir família e organizar sua carreira profissional. Gente como o empresário Telmo Emerim, dono de um pousada localizada em uma das ruas beneficiadas pelo projeto. O empresário atentou-se para as melhorias nas vias de acesso à pousada e a velocidade em que as das águas pluviais se dirigem à rede de drenagem. "Quando chovia era péssimo. Já alagou tudo dentro da recepção e toda aquela água acumulada era um grande incômodo. Para mim, a melhoria foi em 100%", destacou o morador e empresário

Recém chegada ao bairro, a cabeleireira Rosineide Maria de Jesus vê a requalificação das ruas de forma favorável. "Muita gente reclamava que quando chovia sempre alagava tudo aqui. Por isso, a gente esperava mesmo que fosse feita uma obra com este perfil e resultando nestas melhorias". A cabeleireira também confirmou que, depois da obra, o número de clientes aumentou. "Como eu trabalho em casa, nada melhor do que ver minha clientela aumentar", afirma.

A felicidade estampada e explicitada nas palavras dos moradores é fruto dos quase R$ 28 milhões investidos pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo Federal, que retomou a obra contemplando 30 ruas com terraplanagem, implantação e complementação da rede de drenagem, pavimentação de ruas e construção de canal. O projeto é dividido em duas etapas e já está com 40% dos seus serviços concluídos.

"Pelo acompanhamento podemos afirmar que estas obras poderiam estar mais adiantadas, mas as chuvas, algumas correções no projeto e a cautela na ampliação da rede de drenagem fizeram com que o ritmo tenha caído. Mas nada que comprometa a totalidade do cronograma. De todo modo, é bom relembrar que encontramos esta obra paralisada e, hoje, quem passa pelas ruas sente a diferença," enfatiza o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.