Ações da Defesa Civil garantem a segurança dos aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2019 14h30

Garantir qualidade de vida e segurança para a população, esse é o compromisso de uma gestão de qualidade. Assim, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), vem honrando seu compromisso com os aracajuanos. Seguindo as diretrizes do Planejamento Estratégico, a PMA vem realizando, através dos projetos prioritários Aracaju - Cidade Resiliente e Aracaju Segura -, uma série de ações que visam a garantia de uma cidade segura e bem estruturada para aqueles que nela habitam.

Desde o início da atual gestão, ações de vistoria, conscientização, alertas e cuidado com a cidade foram redobradas e ampliadas. As ações, executadas pela Defesa Civil Municipal, estão assegurando uma melhoria na qualidade de vida da população de Aracaju. "A Defesa Civil tem algumas missões a cumprir na questão preventiva. Ela trabalha na formação dos Núcleos Comunitários, no levantamento das áreas de risco e de parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos e Empresa Municipal de Obras e Urbanização, enumerando os locais para limpeza dos canais e redes de captação de água de chuva. Trabalha também na parte de educação para as comunidades em relação a questão das chuvas e outros desastres naturais que podem ocorrer", pontua o secretário da Defesa Social, Luis Fernando Almeida.

A Defesa Civil tem trabalhado intensamente em projetos como os Núcleos Comunitários (Nudec), que têm como objetivo orientar moradores de comunidades situadas em locais de risco para que eles possam agir com autonomia em situações de crise, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Atualmente, o município de Aracaju possui seis Nudec's, localizados nos bairros Cidade Nova, Jabotiana, Porto D'antas, Soledade, Bairro Industrial, e o mais antigo, na Zona de Expansão.

De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, a previsão é que sejam implantados dez Núcleos Comunitários até o fim da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Para ele, os Núcleos são uma representação do elo entre o poder municipal e as comunidades. "O projeto contribui porque faz uma ponte, um entrelaçamento, entre a comunidade desses locais e a Defesa Civil municipal, na formação, na conscientização, nos trabalhos até de remoção de pontos de descarte irregular de lixo e colocação de plantas. Isso é um trabalho integrado da prefeitura e esses núcleos são muito importantes para nós, porque toda vez que há uma necessidade ou uma previsão de chuvas mais fortes, eles acionam a comunidade, que estão próximos para nos ajudar".

Vistorias

Regularmente, a Defesa Civil realiza vistorias em áreas de risco buscando regularizar a situação desses locais, assegurando a segurança de quem os frequenta ou daqueles que lá residem. As vistorias são feitas de duas formas: planejadas e em trabalho extraordinário. As planejadas acontecem em prédios antigos, escolas e unidades de saúde. Já as vistorias extraordinárias acontecem quando há um chamado emergencial da população.Essas inspeções são avaliações de risco.

"Quando surge uma edificação com problemas, nós avaliamos as patologias que aquela edificação tem. Se existem rachaduras, fissuras, afundamento de piso, a qualidade da madeira do telhado. A gente elenca todas as patologias das edificações e com base na gravidade delas tomamos decisões de interdição, de solicitar uma intervenção técnica urgente ou um profissional de engenharia acompanhando", explicou o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado.

Além das patologias analisadas, outros aspectos são verificados. Essa análise faz parte do Projeto Aracaju Cidade Resiliente, que está no Planejamento Estratégico da gestão. Um dos critérios desse projeto é vistoriar os locais onde serviços essenciais à população são desenvolvidos, com o objetivo de impedir que sejam interrompidos durante um desastre. "Todas as escolas e os postos de saúde da Prefeitura vão ser vistoriados pela Defesa Civil para fazer justamente o diagnóstico dos riscos e de tudo que deve funcionar", diz o major.

A cada momento de vistoria é feito um relatório, com o intuito de detalhar os acontecimentos para que problemas específicos sejam levados a secretaria de cada setor e assim possam ser resolvidos pelas mesmas.

Plano de Evacuação

O Plano de Evacuação da Comunidade - PEC/AIZEA - foi desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Nacional Gás, e consiste na esquematização das medidas de segurança que devem ser adotadas pela população em caso de incidentes que possam ocorrer nos polos industriais das empresas localizadas na Zona de Expansão. O PEC diz respeito à padronização de procedimentos que devem ser adotados tanto pelas comunidades próximas às áreas de risco, quanto pelos órgãos envolvidos na evacuação.

"Caso aconteça um evento dentro da Petrobras ou da Nacional Gás é preciso que esteja claro quais os órgãos que serão acionados e suas obrigações. Além disso, ele ensina como a comunidade deve reagir a uma situação de emergência", explica o major Silvio Prado. O objetivo é sistematizar e padronizar a evacuação da comunidade, assim como minimizar o pânico causado por alguma emergência, que possa vir a ocorrer.

Serviço de alerta

Em abril de 2017, foi implementado o serviço de atendimento emergencial da Defesa Civil, com o número 199. Somente no ano de 2018, foram registradas 307 ocorrências por este canal de comunicação. O serviço está disponível 24h por dia e, neste ano, já ocorreram 37 chamados. "Com essa ferramenta, conseguimos atender, em tempo hábil, as pessoas que residem em locais mais afetados pelas chuvas, assim como garante à população o acolhimento e atenção no momento em que mais necessitam", destacou o secretário Luis Fernando.

A implantação do serviço tornou mais eficaz o contato entre a sociedade e o órgão. Após receber a ligação, a equipe da Defesa Civil se encaminha até o local, avalia a situação e prepara relatório técnico e registro fotográfico que expliquem as medidas que devem ser adotadas para a resolução do problema. O serviço 199 deve ser solicitado sempre que for observada vulnerabilidade em qualquer tipo de estrutura. Além disso, em períodos chuvosos, é importante ficar alerta a qualquer risco causado pelos altos índices pluviométricos.

Outra ferramenta implementada pela Defesa Civil, com o objetivo de estreitar os canais de comunicação com a população aracajuana, é o serviço de alerta via SMS. A ferramenta possibilita a redução do tempo resposta para atendimento às demandas da população e atua como importante mecanismo de redução de riscos. Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e no campo de indicação do destinatário incluir o número 40199.

Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá um retorno, também por SMS, confirmando seu cadastro. Caso algum dado tenha sido digitado de maneira equivocada o sistema informará o problema e será possível refazer o cadastro. Será possível cadastrar mais de um CEP.

Caso o cidadão mude de endereço, poderá enviar, também para o número 40199, a mensagem SAIR e, em seguida, poderá cadastrar o novo CEP. Atualmente, o serviço já possui mais de 15 mil pessoas cadastradas e a meta é que, ainda este ano, 20 mil pessoas façam uso dessa ferramenta.