Alunos da Emef Costa Melo aprendem sobre Educação Ambiental no Oceanário de Aracaju

Educação
02/04/2019 13h43

Com o início do ano letivo na rede municipal de ensino, as visitas guiadas do projeto de Educação Ambiental também voltaram a acontecer. A parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema) proporciona aos estudantes da rede a oportunidade de saírem dos muros da escola e aprenderem sobre preservação ambiental em meio à natureza. Na manhã desta terça-feira, 2, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio da Costa Melo visitaram o Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia.

Cerca de 40 alunos, entre 6 e 10 anos, participaram da visita à unidade do Projeto Tamar. No local, com ajuda de monitores projeto, os alunos aprenderam sobre o seu objetivo, além de observar diferentes espécies de animais marinhos, como tartarugas, tubarões e várias espécies de peixes. “O objetivo destas visitas é fazer com que os nossos alunos aprendam, na prática, o que os professores passam em sala de aula sobre educação ambiental. Muitos deles não têm oportunidade de visitar esses locais com a família e nós possibilitamos este momento educativo, com professores e colegas”, explica a técnica da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Valtenísia Ribeiro.

Não é só o Oceanário de Aracaju que recebe as visitas guiadas. Outros pontos da cidade também fazem parte do roteiro do projeto. Nas segundas-feiras, o Parque Poxim, no bairro Inácio Barbosa, é o destino dos estudantes. Já nas quartas-feiras, a visita guiada acontece no Parque da Sementeira, com o projeto Ujacará, voltado aos alunos da Educação Infantil. As terças-feiras são dedicadas ao Oceanário. A parceria com a Sema, que possibilita o projeto, acontece desde 2017.

“No Oceanário, podemos ter uma discussão mais ampla sobre a ecologia marinha e os resíduos que causam a mortandade de tartarugas, por exemplo. No Parque da Sementeira, apresentamos o horto, a oficina de papel, falamos sobre reciclagem e sobre o convívio harmônico entre a natureza e o meio urbano. Sabemos que quando as crianças estão em processo de formação, é mais fácil trabalhar a questão ambiental, então, inserimos esses alunos nessa discussão para que, futuramente, tornem-se cidadãos conscientes”, afirma o técnico ambiental da Sema, Davi Santos de Souza.