Prefeitura transforma cidade com ações de jardinagem e paisagismo

Serviços Urbanos
02/04/2019 16h15


“Fico muito feliz por fazer parte da transformação da cidade”. As palavras carregadas de sentimento demonstrando amor pelo que faz são do jardineiro José Linhares Silva Santos. Ele, que é integrante de uma das equipes de paisagismo da Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), todos os dias se une aos demais colegas da jardinagem para tornar a capital dos sergipanos um lugar mais bonito e agradável.

Para atender as demandas relacionadas às áreas verdes da cidade, a empresa municipal, por meio da Gerência de Áreas Verdes, atua com cerca de 60 profissionais divididos entre essas duas equipes que, apesar de terem funções distintas, estão intimamente ligadas ao trabalho com a terra e plantas.

Para que as ações de manutenção e revitalização aconteçam de maneira eficiente e com agilidade, a palavra-chave adotada é planejamento. Por isso, diariamente, supervisores fazem um levantamento das necessidades dos locais e, após o monitoramento, um cronograma de atividades é elaborado.

Os cuidados que levam mais embelezamento às praças, canteiros e demais áreas verdes dos espaços públicos da cidade são fruto do trabalho das equipes de paisagismo. Por meio das mãos dos 18 profissionais que se empenham na confecção dos arranjos, plantio de mudas e poda em plantas com até dois metros, a cidade ganha paisagens com novas cores.

Para a composição dos arranjos são selecionadas as espécies de acordo com as condições oferecidas em cada local visitado pelas equipes de paisagismo. Na maioria das vezes, são utilizadas mudas de espécies resistentes ao clima quente, cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Já os serviços que proporcionam bem-estar aos frequentadores com a limpeza e manutenção são desempenhados por 40 agentes da área de jardinagem que  recolhem resíduos, fazem a capinação, varrição e a retirada do excesso de galhos e folhas. “As áreas verdes nas cidades propiciam bem-estar à população e isso também está ligado à qualidade de vida. Por isso, a importância da somação de esforços das nossas equipes que, ao final, tornam Aracaju ainda mais bela”, enfatizou o gerente de Áreas Verdes, Fabiano Bezerra. 

Essa ornamentação de flores e demais plantas têm feito com que moradores elogiem e se encantem com a beleza das cores naturais com que se deparam. Dona Glória Ribeiro, que costuma frequentar a praça Olímpio Campos, no Centro, destacou o cuidado dos agentes com os canteiros do local. “O trabalho que eles fazem traz muita beleza para as avenidas e praças. Tenho parentes que moram fora do estado e sempre ouço elogios com relação a limpeza e organização da nossa capital”, enfatizou a aposentada.