Idosos da UBS Augusto Franco celebram o Dia Mundial da Saúde com atividades no Parque da Sementeira

Saúde
05/04/2019 16h51

Os idosos que fazem parte do grupo Conte Conosco da Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco tiveram uma manhã de lazer nesta sexta-feira, 5, no Parque da Sementeira, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no próximo domingo, 7. A ação, realizada através de várias parcerias, proporcionou atividades físicas ao ar livre, momento de descontração com música e lanches para os idosos.

A enfermeira da UBS, Poliana Vieira, explicou que os encontros do grupo de idosos acontecem semanalmente. “Nas datas comemorativas, fazemos algo diferenciado. Nosso trabalho é tentar conscientizá-los para preservar a própria saúde, para ter uma qualidade de vida melhor”, explicou.

Para a médica da UBS, Amanda Silveira, o grupo de idosos tem como objetivo promover saúde, e não focar somente na doença e no tratamento. “É melhor prevenir antes que a doença chegue. A maioria dos integrantes do grupo já é paciente hipertenso e diabético e faz o acompanhamento na unidade, mas, quatro dias por semana, os idosos participam do grupo no salão paroquial da igreja, no bairro Farolândia. Na programação, eles participam de exercícios físicos, palestras, e também há aferição da pressão arterial e da glicemia. Percebemos que houve uma grande melhora na saúde deles depois que o grupo iniciou as atividades”, informou.

Os integrantes do grupo Josefa Ramos Menezes e Virgílio Batista de Souza disseram que essa atividade é muito benéfica para eles. “Eu estou no grupo há três anos e amo as atividades, participo de tudo”, afirma Josefa. “Eu perdi a visão há quatro anos e fiquei muito triste, mas, participando das atividades com os meus amigos e amigas, fico muito feliz e satisfeito”, falou Virgílio.

Parcerias

A ação no Parque da Sementeira teve o apoio da rede Farmácias Edson, que montou um estande e verificou a pressão arterial dos participantes; do Lions Clube João Bezerra, que proporcionou os lanches; da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que enviou os residentes de Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia e Educação Física; da Universidade Tiradentes (Unit), que levou profissionais de Educação Física para fazer aula de alongamento e de zumba; da Aviação Azul, que levou os idosos de ônibus até o parque; da Casa Nalde Barbosa da Secretaria Municipal da Assistência Social, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade e risco social; e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que cedeu o espaço.

Para a presidente do Lions Clube João Bezerra, Genilda Alcântara, é uma parceria muito boa com o Grupo de Idosos Conte Conosco. “O grupo se preocupa com a saúde, a alimentação e o lazer deles. Eu fico muito alegre em ver pessoas mais experientes fazendo de tudo para ter uma qualidade de vida melhor, por isso sempre que podemos, nós ajudamos esta equipe”, ressaltou.