População do 17 de Março comemora a chegada do acesso à saúde no bairro

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2019 15h39

As longas e inúmeras caminhadas para os bairros vizinhos em busca de uma simples consulta médica, curativo ou vacina, ficaram no passado dos moradores do bairro 17 de Março. A partir deste sábado, 6, a comunidade passa a contar com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão, entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que beneficiará cerca de 20 mil usuários. Como o acesso aos serviços de saúde já vai estar disponível à comunidade nesta segunda-feira, 8, Daniele Gomes, monitora escolar, é uma das moradoras do bairro que garante que vai comparecer ao primeiro dia de funcionamento.

“A gente não tinha posto de saúde no nosso bairro e tinha que usar o do Santa Maria e do Santa Tereza. Saúde era o que a comunidade estava precisando e segunda eu vou estar aqui assim que abrir. Moro aqui há muitos anos sem acesso digno à saúde e estou precisando fazer muitos exames. A gente sofria muito, mas agora não iremos sofrer mais, por isso, agradecemos muito ao prefeito por nos beneficiar tanto”, explicou Daniele.

Ebete Ramos, estofador, conhecido como Beto do Sofá, é um dos fundadores do bairro que está maravilhado com a entrega da UBS. “São muitos anos de sofrimento, tendo que me deslocar para outros bairros para ser atendido, a dificuldade foi muito grande. É muito bom saber que, se eu precisar de algum serviço de saúde, eu vou ter perto da minha casa. Eu também fico muito feliz ao ver a quantidade de coisas que essa gestão está fazendo por nós. Para nosso orgulho, o 17 de Março está se tornando um bairro completo”, afirmou.

A manutenção e funcionamento da unidade será realizada através de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Tiradentes, em que os alunos da Unit poderão usufruir do espaço para prática dos conhecimentos, de forma supervisionada, e a instituição se encarrega de prover os equipamentos médico-hospitalares e mobiliário, além de zelar pelo prédio.

“Construir e colocar essa unidade para funcionar é mais uma promessa que Edvaldo cumpre com a gente. Nossa saúde era precária e o prefeito percebeu isso. Hoje, o que a gente percebe é uma unidade com uma estrutura maravilhosa. É um prédio muito bom e bonito, que eu e minha família iremos aproveitar. Quero trazer logo meus filhos para serem consultados e tomar vacinas”, destacou Márcio Gomes, armador de ferragens.

Aos 66 anos, dona Maria Celeste da Silva, aposentada, é hipertensa e cuida dos netos em casa para que os filhos possam trabalhar. Devido a isso, sempre foi muito difícil para ela se ausentar de casa por muito tempo para cuidar da saúde e não ter uma unidade de saúde próximo dificultava ainda mais a situação. Segundo ela, agora tudo vai ser diferente.
“Vou fazer meus exames e me cuidar. Por ser perto, consigo deixar meus netos com alguém ou até trazer junto comigo. Todo mundo precisa ter acesso à saúde, uns têm uma necessidade maior que outros. Mas, no geral, todos nós precisamos. A gente já esperava por saúde há muito tempo e a necessidade do 17 de Março é muito grande. Mas, graças a Deus, tem quem olhe por nós”, disse, satisfeita.

O projeto da UBS Dr. Roberto Paixão estava pronto e os recursos para construção assegurados na primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em 2012, mas não teve continuidade na gestão seguinte. Para a entrega, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,2 milhão, conveniado com o Governo Federal. A partir de segunda, a unidade irá oferecer à comunidade sala de acolhimento; nove consultórios; sala de odontologia; salas de observação, vacina, curativos e nebulização; farmácia; sala de reunião e de administração; recepção; sala de espera; sanitários masculinos e femininos, dotados de acessibilidade; e vestiário para funcionários. Além de quatro equipes de Atenção Básica e duas equipes de Saúde Bucal.