Participação da Fundat na Feirinha da Gambiarra fomenta o empreendedorismo local

Formação para o Trabalho
07/04/2019 17h46

Pela segunda vez, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), participou da Feirinha da Gambiarra, evento que traz como propósito o fomento da economia criativa e empreendedorismo na cidade. Realizado neste domingo, 7, no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira), a Feirinha contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e com a co-realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Desta vez, um dos diferenciais da programação foi o espaço destinado a uma roda de conversa sobre empreendedorismo, no qual diversos empreendedores locais levaram informações sobre o tema. Através do debate e trocas de ideias promovido, o público participante pode conhecer a trajetória dos convidados e ter orientações sobre a abertura do próprio negócio com a equipe da Coordenadoria de Grupos de Produção e Unidades Produtivas (Cogpro) da Fundat, que mediou o bate-papo.

De acordo com a idealizadora da Feirinha da Gambiarra, Isabele Ribeiro, a ideia de promover esse tipo de ação para o evento partiu da necessidade de levar não só as pessoas que produziam os produtos físicos para construir o evento, mas também outros empreendedores que compartilhassem suas experiências com o público empreendedor interessado. "Fazer uma sala no meio da Feirinha e trazer pessoas com diversos tipos de negócios inspiradores para inspirar outras pessoas a começarem outros negócios era uma vontade antiga. As parcerias são essenciais para a gente acontecer, a Prefeitura e o Sebrae chegaram junto e esse tipo de parceria é super necessária para o evento continuar acontecendo", afirmou Isabele.

Segundo a consultora do Projeto de Fortalecimento de Redes Criativas do Sebrae em Sergipe, Mariana Galvão, a união em prol do empreendedorismo é de suma importância para o fortalecimento de ações fomentadoras na cidade. "Esse diálogo do Sebrae com a Feirinha sempre existiu. A ideia da gente ser parceiro com a Fundat também é de estabelecer esse diálogo com os potenciais empresários e com as pessoas que já estão formalizadas. O Sebrae e a Fundat têm feito ações muito semelhantes, às vezes até complementares. É super importante a gente se conhecer, dialogar, somar forças e atuar juntos", comentou Mariana.

Inspiração

Érica Rebouças é empreendedora e há três anos possui uma loja virtual de moda praia. Para ela, poder participar do evento e, ao mesmo tempo, ouvir relatos e orientações de outros empreendedores foi uma ótima oportunidade para absorver conhecimento e utilizar os exemplos em seu negócio. "Faço as peças sob medida, que é o diferencial do meu negócio, e tenho a pronta entrega também. Acho inovador um evento assim, hoje em dia, abordar essa questão do empreendedorismo, que tem crescido muito. As pessoas querem saber como funciona e querem crescer cada vez mais", contou Érica.