Prefeitura atualiza profissionais da rede básica da capital sobre saúde materno-infantil

Saúde
09/04/2019 18h04

Atualizar os profissionais sobre a Saúde Materno-Infantil da capital. Este é o principal objetivo das capacitações que vêm sendo promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta terça-feira, 9, a atualização foi sobre puericultura para médicos e enfermeiros de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa Consultório na Rua. A atividade ocorreu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), órgão responsável pela metodologia da capacitação.

A capacitação tem ênfase em pré-natal de risco habitual, imunização e puericultura. “Esta atualização visa qualificar e fortalecer o cuidado produzido na Atenção Básica como, por exemplo, qualificar as ações de cuidado no momento da primeira visita da equipe à família, especialmente a puérpera e o bebê”, explicou a técnica do Ceps, Taisa Belém.

A atualização sobre puericultura foi ministrada pelos técnicos do Programa Saúde da Criança, Adolescente e Jovem (PSCAJ), o médico Byron Ramos, e as enfermeiras Cerisa Ribeiro Bonfim e Ana Elisabete Santos Silva. “A puericultura é o cuidado geral com a criança e é fundamental na prevenção das doenças crônicas do adulto”, observou Byron.

Segundo Ana Elisabete, o objetivo dessa ação é ampliar o olhar do cuidado à criança, com corresponsabilidade dos profissionais, família e sociedade, com vistas à promoção da saúde, da gestação à fase adulta. “Abordamos questões relacionadas aos cuidados com a criança de risco com foco na diminuição da mortalidade infantil”, completou.

Ampliação do conhecimento

Para a médica da UBS Augusto Franco, Amanda Silveira, é importante a gestão ofertar este tipo de atualização. “Trabalhamos na rotina do atendimento e, às vezes, não temos nem tempo de estudar sobre outras especialidades. Quando temos a oportunidade de aprender com os profissionais especialistas que são mais experientes é bem melhor para nós. Na equipe de Saúde da Família, temos uma visão geral do paciente. Atendemos de criança a idoso, então, é sempre bom ter estas capacitações individualizadas como tivemos agora em pré-natal, imunização, puericultura e saúde da mulher. Isso amplia o nosso conhecimento”, enfatizou.

A enfermeira da UBS Fernando Sampaio, do conjunto Castelo Branco, Gabryella Garibalde, comunga da mesma opinião da médica Amanda Silveira. “É muito importante a atualização para o profissional enquanto enfermeira, médico ou membro das equipes de saúde, seja nesta área materno-infantil ou de qualquer outra área porque estamos na ponta, na assistência ao usuário do SUS. É sempre bem-vinda qualquer informação que faça com que a assistência seja melhorada”, afirmou.