Comitê executivo do PEC debate realização do simulado de campo

Defesa Civil
10/04/2019 16h53

Na manhã desta quarta-feira, 10, o simulado de campo do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC) da Zona de Expansão foi debatido pelo seu respectivo comitê executivo. A reunião ocorreu na sede da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a participação dos representantes da Defesa Civil de Aracaju, Nacional Gás, Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec) e Defesa Civil Estadual. 

O secretário da Defesa Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que o Plano de Evacuação da Comunidade é mais uma das atribuições da Defesa Civil do município de Aracaju. "Com todo o afinco, os membros da Defesa Civil têm trabalhado para aprimorar um simulado de campo, que será realizado no segundo semestre deste ano, com total apoio da Semdec. A prevenção é sempre o foco das nossas ações, buscando preparar as pessoas, em áreas de risco para que estejam conscientes do seu dever e das ações a serem adotadas, de maneira a contribuir para que se evite maiores problemas, caso haja alguma necessidade", destacou.

O simulado consiste na realização de uma ação prática na área de risco da Zona de Expansão, relacionada ao polo industrial instalado na localidade. A simulação envolverá os moradores da região, órgãos da Prefeitura de Aracaju, empresas geradoras de riscos e demais serviços contemplados pelo PEC para que estejam preparados para agir diante de uma situação adversa. "Todas as medidas preventivas são adotadas para que essa situação nunca ocorra, mas, caso seja necessário colocar em prática o plano de evacuação, precisamos estar preparados", afirma o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Na ocasião foram revisadas as estratégias de atuação de cada órgão envolvido no PEC, conforme suas competências, além de terem sido propostas melhorias. O objetivo é contribuir para a otimização dos serviços a serem prestados, diante de uma ocorrência na localidade, como explica o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado. "Reconsideramos alguns pontos, tendo em vista os procedimentos padrões a serem executados no momento de um possível sinistro, de maneira a tornar os processos mais eficientes", explicou.

Para a realização do simulado de campo, que vem sendo planejado cuidadosamente, foi proposta a execução por etapas. "Consideramos a realização por partes, contemplando inicialmente os conjuntos Beira Mar I e II e o loteamento Diana, que estão relacionados aos dois primeiros pontos de encontro sinalizados na região. Além disso, nós entendemos que essa é uma área mais populosa e está mais próxima das esferas que integram o polo da Petrobrás", reforçou.

De acordo com o coordenador, a intenção é tornar o simulado mais eficiente e deter maior controle dos processos. "Precisamos garantir a orientação adequada às pessoas que estão mais expostas aos riscos. Porém, as demais áreas também serão contempladas pelo simulado de campo, em um segundo momento", indicou.

A ação deve ocorrer no segundo semestre deste ano, no entanto, desde já, são alinhadas as estratégias necessárias para garantir o sucesso do simulado. Além disso, são desenvolvidas reuniões periódicas para ampliar o diálogo entre as partes envolvidas, de maneira a fortalecer os aspetos preventivos. A região já está contemplada com a sinalização indicativa das rotas para chegada aos pontos de segurança, assim como são desenvolvidas atividades de conscientização para comunidade.