Bairro Cidade Nova recebe ação preventiva para o período chuvoso

Defesa Civil
12/04/2019 22h17

Com o início da quadra chuvosa, que se estende do mês de abril a julho, é necessário adotar cuidados, principalmente em áreas sujeitas a riscos. Por isso, na tarde desta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), promoveu uma panfletagem educativa no bairro Cidade Nova. A ação, efetivada pela Defesa Civil de Aracaju em parceria com o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), teve como objetivo orientar os moradores quanto às formas de prevenção contra possíveis riscos ocasionados pelas chuvas.
 
De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, as ações junto ao Nudec traduzem o compromisso com as comunidades, especialmente, das áreas de risco. “Com base no que está previsto no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, desenvolvemos ações, por meio da Defesa Civil, para contribuir com a construção de uma cidade resiliente. As atividades constantes junto aos Nudecs fortalecem as ações preventivas, para o período chuvoso, e contribuem para a otimização dos serviços”, indica o secretário.
 
Segundo o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil, cabo Robson Rabelo, foram passadas informações, aos moradores, que possam auxiliar na prevenção de riscos. “Nós orientamos sobre medidas que podem minimizar esses riscos, a exemplo da destinação adequada do lixo”, afirma. Além disso, na oportunidade foi ainda divulgado o serviço de alerta por SMS 40199. “Também aproveitamos para fazer o cadastro da população nesse serviço de alerta, que é um canal de comunicação direta da Defesa Civil com a comunidade. Em situações que demandam maior atenção, como chuvas intensas, é possível informar, por meio do serviço, para que as comunidades mais vulneráveis não sejam pegas desprevenidas e possam se precaver”, explica o coordenador.
 
O pedreiro Alex de Jesus, morador da região, conta que ao se mudar para o local, encontrou descarte de lixo de forma inadequada, o que o preocupava bastante. Por isso, ele considera a ação extremamente importante, para que outros moradores se conscientizem sobre a situação, também. “Eu acho legal, porque o lugar em que a gente vive precisa estar limpo e organizado. Fizemos a limpeza desse ponto, onde havia bastante lixo, e hoje nos preocupamos em deixar limpo constantemente”, aponta o morador.
 
Já a dona de casa Maria Cristina dos Santos considera a ação fundamental. “Essa ação é bem-vinda, porque, realmente, nessas áreas tem muitos riscos, devido às condições em que as pessoas constroem as casas. Então quando vem a chuva, essas casas podem sofrer alguns danos por conta de enchentes”, afirma.
 
Para Luciana Kátia, membro do Nudec Cidade Nova, é fundamental participar desse tipo de evento. “Sempre faço um esforço para participar. É bom ajudar a comunidade, conhecer algumas áreas que eu não conhecia ainda, e através do Nudec isso vem acontecendo. Então, é muito gratificante”, afirma Luciana.