Mercado Central funciona normalmente nesta segunda-feira e agrada comerciantes

Serviços Urbanos
15/04/2019 14h33

Uma das festividades religiosas mais tradicionais para os católicos é também sinônimo de mais renda para vendedores e vendedoras do Mercado Maria Virgina Leite Franco, administrado pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O espaço, localizado no Centro Comercial, abriu as portas nesta segunda-feira, 15, para receber os fregueses que já iniciam as compras para a Semana Santa. 
 
A decisão para abertura do Mercado Central, que passaria por limpeza completa nesta segunda-feira, foi um acordo entre a Prefeitura de Aracaju e os comerciantes que trabalham no local, que, por conta da Semana Santa, afirmaram que haveria prejuízos nas vendas em caso de fechamento. A limpeza geral já foi reprogramada para o próximo dia 22. Assim como acontece a cada 30 dias, serão feitas em toda a área varrição, lavagem e dedetização contra ratos, baratas e outros tipos de insetos.

Aos consumidores é oferecida uma variedade de produtos, entre diversos tipos de peixes e camarões, além de verduras e legumes. Especialmente neste período, os comerciantes aguardam ansiosos pelo aumento na procura por estes itens. Em razão disso, dona Edilene dos Anjos comemorou a abertura do mercado. “Ajudou muito. Se fechasse iria ser um desastre para nós. Nesta semana da quaresma, um dia a menos iria prejudicar a gente”, ressaltou a vendedora de mariscos. 

A expectativa gira em torno, principalmente, da venda de pescados, por conta da tradição trazida pela Semana Santa. Negociante de peixes há mais de 30 anos, Rosângela da Costa também está satisfeita com o funcionamento neste dia. “Foi muito bom abrir o mercado hoje, porque, nesta semana, se não funcionasse, nós íamos ter prejuízos. O primeiro dia da Semana Santa é tão importante quanto os outros”, contou. 

“Essa semana é muito importante para todo mundo que trabalha aqui, e hoje, segunda-feira, a procura é grande também”, afirmou Wilian Marcos, vendedor de camarão há mais de dez anos.  

Assim como o Virgínia Franco, outros mercados administrados pela Prefeitura funcionarão durante a semana, a exemplo do Mercado Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, e o Mercado Carlos Firpo, no bairro Siqueira Campos, garantindo mais comodidade a população. A lista com os endereços e horários de funcionamento está disponível clicando aqui.