Grupo de Atividade Física da UBS Geraldo Magela comemora um ano de existência

Saúde
15/04/2019 17h40

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), comemorou nesta segunda-feira, 15, o primeiro ano de existência do grupo de atividade física "Viva Bem", da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas. Para celebrar, foram realizadas várias ações, como apresentação de dança, cantoria e brincadeiras.

O grupo de atividade tem como objetivo contribuir para o bem-estar físico, mental e social dos 60 participantes que se reúnem uma vez por semana na UBS. "A saúde não se resume a uma consulta médica. Por isso, criamos este grupo, para contribuir para a saúde como um todo e, consequentemente, para a qualidade de vida. Além disso, iniciativas como esta nos aproximam da população e isso é bom, pois passamos a conhecer ainda mais as necessidades e realidade das pessoas", explicou a enfermeira da UBS Geraldo Magela, Maria José dos Santos.

Ainda de acordo com a enfermeira, o grupo durante todo o ano teve momentos educativos e de confraternização. "Fizemos ações com coleta de materiais descartáveis jogados na rua [bairro limpo]; comemoramos o carnaval com atividades de dança, sempre movimentando muito o corpo; fomos à Orla pôr do sol para promover aulas de yoga e tai chi chuan; realizamos avaliação física na UBS; festas temáticas, como a dos anos 60, e caminhada na praia. Aqui eles se tornaram uma grande família e aprendem de uma forma bem simples como cuidar da saúde. Temos visto, através do grupo Viva Bem, a melhoria de vida de cada um neste primeiro ano", relatou Maria José.

Segundo a professora de educação física do Programa Academia da Cidade (PAC), Tatiane Fraga, o grupo mobiliza, fortalece e integra a comunidade, promovendo comportamentos preventivos que podem melhorar o estado geral da saúde física, mental e comportamental. "A atividade física ajuda a melhorar vários indicadores em saúde, como hipertensão, diabetes, artrose, cardiopatias e depressão. Quando você começa a usar atividade física você gasta a gordura acumulada e reduz o colesterol, que são mais difíceis de controlar sem exercícios", ressalta.

Importância


Para a participante do grupo Tânia Pizzi, iniciativas com esta são muito bem-vindas, pois realmente auxiliam no controle da depressão e obesidade, através da orientação e do fortalecimento do autocuidado para evitar doenças e problemas crônicos. "Logo que descobri a doença fui convidada a participar deste grupo, que tem me ajudado muito. Minha vida mudou completamente desde comecei a praticar atividade física. Adoro as aulas e elas me fazem super bem", reconheceu.

Já seu José Virgínio da Silva diz que sempre participa de tudo que é oferecido na UBS, inclusive do grupo Viva Bem, do qual faz parte desde a criação. "Eu me sinto feliz aqui, pois participo de tudo nesta UBS. Faço questão de integrar o grupo e vou a todos os passeios. Estar envolvido com as atividades daqui é algo muito bom para a minha vida. Aproveito para fazer atividade física e também para receber orientações sobre os cuidados com a saúde", destacou.