Prefeitura permanece em alerta contra efeitos das chuvas

Obras e Urbanização
16/04/2019 13h40

Com as precipitações pluviométricas ocorridas nas primeiras horas desta terça-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), se apressou em monitorar os locais com retenção de água e, imediatamente, realizar a limpeza do sistema de drenagem e normalizar a vazão das correntes pluviais. Mesmo sendo registrados pontos com águas retidas nas vias, o trabalho teve efeito positivo e, minutos depois da incidência, as ruas já estavam devidamente normalizadas e sem alagamentos.

Equipes da empresa municipal visitaram a região do Centro, monitoraram os canais, fixaram profissionais na avenida Euclides Figueiredo e mantiveram ações itinerantes por toda a cidade durante toda a manhã. Outros órgãos da Prefeitura também se mobilizaram nas tarefas de monitorar o tempo, fiscalizar locais que oferecem algum tipo de risco e manter limpas as redes de macro e microdrenagens.

Paralelo às chuvas, o órgão municipal atuou na drenagem dos bairros Suissa, Siqueira Campos, Coroa do Meio, Santo Antônio, 13 de Julho e Dom Luciano. Mas, à medida que as demandas cheguem à Diretoria de Operações, novos locais entrarão na programação.

Durante os trabalhos, foram detectados muitos pontos obstruídos com objetos descartados na rua e que acabam indo para a parte interna da drenagem, fator que provoca alagamentos e inundações. "Já vínhamos monitorando, através dos estudos meteorológicos, a possibilidade desta oscilação no tempo e, por isto, antecipado ações preventivas na drenagem. No entanto, ainda assim, somos obrigados a apelar ao bom senso das pessoas para não jogarem lixo e entulhos em qualquer lugar porque é isto a diferença entre ter ruas sem alagamentos e transtornos. Nossas equipes têm recolhido, dentro da rede subterrânea, uma quantidade grande de entulhos e lixo doméstico", alerta o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).