Prefeitura reforça importância da vacina contra a gripe

Agência Aracaju de Notícias
17/04/2019 16h30

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As doses de prevenção contra a gripe serão aplicadas nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os grupos destinados a receberem a imunização. A campanha iniciou no último dia 10 e segue até 31 de maio.

Para receber a imunização, é preciso levar um documento com foto e o cartão de vacinação. Oferecida pela pública de saúde, a vacina trivalente previne os vírus H1N1, H3N2 e uma linhagem tipo B da gripe. Apesar da eficácia, muitas pessoas têm dúvidas e alguns mitos ainda cercam a vacina.

A coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões, é enfática ao afirmar que a vacinação contra a Influenza é completamente segura e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não há relação entre tomar a vacina contra o vírus da gripe e ficar doente.

"Essa crença de que se ao vacinar, a pessoa irá ficar doente, é folclórica, principalmente entre a população mais idosa, muitos deles pensam que se tomarem a vacina vão ficar gripados, e isso não acontece. As pessoas associam um resfriado que tiveram ou até mesmo a gripe com a vacina, isso é um grande erro. A vacina é composta pelo vírus morto, então é impossível ocasionar algum adoecimento, o que pode acontecer é a pessoa entrar em contato com outros vírus que causam o resfriado, mas não é devido à vacina", explica.

Após a vacina, explica Ilziney, o que pode ocorrer em alguns casos é somente um incômodo na área onde houve contato com a agulha. "O máximo que pode ocorrer com quem toma a vacina é o chamado evento local, que é uma pequena dor na região onde ocorreu a aplicação. O uso de uma compressa fria por alguns dias é o suficiente para solucionar esses casos", esclarece.

Outra crença popular, a de que é preciso tomar a vacina apenas uma vez e está garantida a imunização, também não é verídica. De acordo com a coordenadora, o vírus da gripe sofre constantes mutações, e as vacinas são feitas para acompanhar tais mudanças. "É muito importante que vacina seja tomada anualmente, porque o vírus passa por mutações e em virtude dessas mudanças no vírus é produzida uma nova vacina para o ano seguinte. É feita uma captação do vírus que está circulando no Hemisfério Norte e, com base no que é coletado, é produzida a vacina. Quando o processo de criação está na fase final, a doença está em período de sazonalidade, ou seja, na época que o vírus estará circulando aqui, por isso é essencial tomar a vacina todos os anos" destaca.

O objetivo da imunização contra a Influenza neste ano em Aracaju é vacinar 90% do público prioritário. De acordo com Ilziney Simões, a campanha vem ganhando cada vez mais adesão ao longo dos anos, mas, ainda é possível melhorar. "A gente procura estar o tempo todo sensibilizando a sociedade a procurar a vacinação, porque devido a esses mitos, que não procedem, algumas pessoas que ficam com medo e não aderem à campanha. Mas estamos sempre buscando orientar e explicar a importância e a necessidade de tomar a vacina", frisa.