Moradores do Soledade recebem orientação sobre prevenção de riscos para período chuvoso

Defesa Civil
27/04/2019 14h18


As ações preventivas para redução de riscos ocorrem de forma continuada nas áreas mais vulneráveis da capital. Neste sábado, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), junto ao Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), do Bairro Soledade, realizou panfletagem para orientação aos moradores. O objetivo foi alertá-los sobre medidas a serem adotadas antes e durante as chuvas, de maneira a promover maior segurança. Além disso, foi divulgado o número emergencial da Defesa Civil, o 199.   
 
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta o potencial das ações preventivas para o período de chuvas. “Quando a população está orientada e pronta para colaborar é muito melhor. A Formação do Nudec Soledade foi muito importante e entendemos que juntos somos bem mais fortes. Desta forma, poderemos enfrentar esse período chuvoso com coragem e determinação, mas também com informação e prevenção, o que é o mais importante”, indicou. 
 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, a ação prioriza os bairros em que há, notadamente, áreas de risco e que contam com a atuação dos Nudecs. “Com o apoio dos Núcleos conseguimos ter um alcance maior, além do próprio grupo, formado por moradores da comunidade, indicar os locais onde as pessoas mais precisam da nossa orientação”, ressaltou. 
 
O coordenador também destaca a previsão de chuvas mais intensas para o mês de maio como fator motivador para intensificação das atividades preventivas. “Temos previsão de que o mês de maio será bastante chuvoso. O objetivo é que as pessoas, cada vez mais, saibam o que fazer e a quem recorrer”, acrescentou Sílvio Prado.

A panfletagem foi desenvolvida nos loteamentos Santa Catarina e Isabel Martins. O grupo pode dialogar com moradores sobre cuidados a serem adotados, além de possibilitar a orientação, também, sobre riscos estruturais. A moradora Luciana Santos, 39 anos, recebeu a Defesa Civil na sua casa e comemorou a atenção dedicada à sua solicitação. “Com essa atenção eu me sinto gente. Há muitos anos eu moro aqui e vinha sofrendo com efeitos das chuvas. Mas com essa atenção eu me sinto mais segura”, avaliou a moradora. 
 
Também a cozinheira Cleonice Barreto, que durante toda a sua vida residiu no Bairro Soledade, avalia a atuação preventiva de forma positiva. “Esse trabalho é muito importante. Sabemos que há locais de riscos, então, gera sensação de segurança saber que vocês estão aqui concedendo atenção”, indicou. 
 
O marceneiro Luís Sergio tomou conhecimento do número emergencial da Defesa Civil, justamente, por meio da panfletagem. “Acho essa ação muito importante. Essa é uma área em que temos alagamentos, por isso é importante saber o número da Defesa Civil e órgãos responsáveis “, destacou. 
 
Para os membros do Nudec, que também são moradores da localidade, o trabalho desenvolvido de forma voluntária em benefício da comunidade possui valor especial. “Hoje eu pude reviver situações pelas quais já passei, ao visitar algumas localidades. Não é possível mensurar a grandeza do Nudec. Precisei me afastar em alguns momentos, durante a ação, por ficar emocionada”, revelou a coordenadora do Nudec Soledade, Gilenilde Barbosa. 
 
De acordo com a avaliação do secretário da Defesa Social e da Cidadania, depoimentos dos próprios moradores dão a dimensão da importância desse trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. “Quando nós focamos na orientação e na prevenção, tornamos mais fácil a atuação nos momentos de crise. Ver a satisfação da população do Soledade com a presença da Defesa Civil é algo bastante gratificante. Estamos no caminho certo. Esperamos não ter chuvas tão intensas, mas precisamos estar preparados para agir”, ressaltou Luís Fernando Almeida.