Prefeitura conscientiza moradores do Porto Dantas sobre redução de riscos

Defesa Civil
29/04/2019 21h43

A Prefeitura de Aracaju continua o trabalho de prevenção para o período chuvoso, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania ( Semdec ), com ações da Defesa Civil de Aracaju. Dessa forma, foi realizada pelo órgão, na tarde desta segunda-feira, 29, uma panfletagem no bairro Porto D'antas. A ação contou também com o apoio do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro, que auxiliou na distribuição de material educativo  com informações pertinentes a redução de riscos e divulgação do número emergencial 199. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado, a conscientização dos moradores da área é de extrema importância, visto que a região se encontra perto de encostas e morros. “O foco dessa panfletagem preventiva é o período de chuvas, que já iniciou. De acordo com  a previsão de chuvas, há indicação de precipitações com intensidade normal ou acima do normal para o mês de maio. Então, estamos aproveitando para fazer essa conscientização, de forma a prevenir possíveis riscos”, explica major.

Para o coordenador do Nudec Porto D'antas, Minerval Souza, é necessário que a comunidade esteja ciente dos riscos aos quais está sujeita. “A panfletagem tem como objetivo alertar a comunidade, que, por falta de conhecimento, muitas vezes não sabe a quem recorrer. Então esse tipo de ação é muito importante, porque todos ficam informados, e se por acaso vier a acontecer algum acidente, podem entrar em contato com a Defesa Civil ou com o Nudec aqui do bairro”, aponta Minerval.

A dona de casa Claudia Silva, moradora do bairro Porto D'antas, conta que sua casa já sofreu com enxurradas por conta das chuvas. Por isso, ela considera a prevenção necessária, principalmente no período chuvoso. “É muito importante, porque como estamos próximo ao morro, muitas vezes pode ocorrer acidentes, como deslizamento de terra. Com essa panfletagem, temos conhecimento do número 199, e assim já podemos ligar”, afirma a moradora.