Prefeitura de Aracaju apresenta Projeto de Práticas Integrativas no SUS para municípios sergipanos

Saúde
30/04/2019 18h28

Com a finalidade de dar ênfase à importância das Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Pics) para o cuidado e a promoção da saúde, estimulando espaços de fortalecimento e troca de experiências com gestores de outros municípios, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou nesta terça-feira, 30, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Mostra Sergipana de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde.


De acordo com a agente comunitária de saúde da UBS Augusto Franco, Ana Paula da Silva Lucio, o projeto que é desenvolvido com a enfermeira Raquel Tavares, e relata experiências da UBS nas modalidades Fitoterapia, Shantala, Arteterapia, Biodança, Reflexologia Podal e Auriculoterapia. “Hoje foi mais uma oportunidade de aprendizado e conhecimento, que são de grande importância para o fomento e incentivo destas terapias no SUS. Que mais eventos destes aconteçam, pois são importantes para a divulgação e ampliação de métodos menos invasivos na saúde pública, além de proporcionar mais empatia com o usuário e humanização nos processos que envolvem a Saúde”, enfatizou.

 

Ainda de acordo com Ana Paula da Silva Lúcio, as terapias trabalham nos campos da prevenção de agravos, da promoção, manutenção e recuperação da saúde, baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, contribuindo para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS. “Consideramos o indivíduo na sua integralidade e singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde, ajudando para a integralidade da atenção à saúde, princípio este que requer também a interação das ações e serviços existentes no SUS, contribuindo, assim, para o aumento do exercício da cidadania”, disse.

 

Pics


As Práticas Integrativas e Complementares da Saúde são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.


Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, procedimentos de Pics à população. Os atendimentos começam na Atenção Primária, principal porta de entrada para o SUS, e a SMS tem estimulado a adoção dessas práticas, que atendem, sobretudo, a necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de Aracaju.